4 dicas de marcas para construir uma estratégia TikTok first

Image

4 dicas de marcas para construir uma estratégia TikTok first

14 de julho de 2022

TikTok For Business

Best PracticesPerspectives

Uma comunicação sempre ativa e pensada pra plataforma pode ajudar a ter resultados cada vez melhores no TikTok. E veja bem, não é a gente que está dizendo isso. São marcas: Itaú, Tinder e Guaraná, três empresas de três setores bem diferentes, encontraram o sucesso por aqui com uma estratégia parecida, que a gente chama de "TikTok first" – ou seja, pensada do começo ao fim pro app. E pra outras marcas que querem entender como isso funciona, reunimos aqui quatro dicas que executivos das três empresas compartilharam. Olha só:

1. Cocrie com liberdade – e com quem gosta da marca

"Quem produz conteúdo precisa ter muita liberdade criativa. E pra gente ter segurança de dar essa liberdade, é importante que quem esteja produzindo conteúdo seja realmente usuário e consumidor da sua marca. Mais do que isso, até: tem que ser muito apaixonado pela sua marca. Assim, a gente tem segurança pra passar um briefing muito mais aberto, sem colocar um conceito criativo como algo obrigatório. O conceito é uma inspiração, não uma limitação.

 

"E não adianta a gente dar essa liberdade criativa pros creators e depois ter que passar por 500 camadas de aprovação. Isso não funciona. Até fazer isso, já perdeu o timing. É preciso autonomia no time também."

-- Juliana Grinberg, Marketing and Innovation Director, Ambev

Juliana Grinberg, da Ambev

2. Orgânico + mídia = sucesso

José Rodrigues, do Tinder

"A gente tem essa mentalidade no mundo da comunicação de que é muito difícil entrar, é tudo muito complexo, e que você tem que fazer um investimento de caminhões de dinheiro. Mas no TikTok, os formatos são diferentes. Você consegue viralizar um vídeo, fazer a sua base de usuários crescer e impulsionar o alcance mesmo se tiver pouca grana de mídia. Não precisa ser gigantesco.

 

"A gente começou assim com branding, criando conteúdo e amplificando com campanha, e isso foi mudando nossos objetivos de negócios, com a gente focado em naturalizar a marca e chegar a mais pessoas. E foi demais quando a gente começou a entender que isso funcionava pra negócios."

-- José Rodrigues, Head de Marketing, Tinder

"Consistência é tudo, falar todo dia é muito importante. A gente fez um baita lançamento na TV, focado em público gamer, e colocou um vídeo de bastidores no TikTok, feito por um creator, sem grande produção. Eu achava que esse conteúdo não precisaria ser amplificado, porque reverberaria bem na comunidade. Mas o time de mídia sugeriu impulsionar, pra gente expandir e estourar essa bolha.

 

"Não deu outra: o vídeo estava com milhões de views orgânicos, e quando pegou tração, a gente amplificou o conteúdo e quintuplicou as visualizações – mas manteve o tempo médio assistido. Esse equilíbrio exige um olhar atento e consistência, mas precisa existir pra gente não depender só de mídia paga."

-- Thaiza Akemi, Content Marketing Lead, Itaú Unibanco

Thaiza Akemi, do Itaú

3. Pense para o TikTok

"Não tente refletir no TikTok o que você faz em outra plataforma. Você precisa se jogar, usar o TikTok e, acima de qualquer coisa, se divertir. Quando o TikTok vira checklist, desdobramento, pode esquecer. Inclusive, cancelem essa expressão 'desdobramento'. Não façam. Pensem para o TikTok, porque quando vira qualquer outra coisa além disso, perde-se o propósito."

-- Thaiza Akemi, Content Marketing Lead, Itaú Unibanco

4. Abrace o flop, teste e aprenda

"Incentive a cultura do erro. A gente tem que testar, tem que usar os números e transformar isso em insights. A gente não pode deixar o medo de errar ser maior do que a vontade de acertar."

-- Juliana Grinberg, Marketing and Innovation Director, Ambev

"Tem que ter esse espírito constante de testar e aprender. Quando a gente se distrai um pouquinho e força a barra, o flop vem – e aí a gente abraça o flop e segue a vida."

-- Thaiza Akemi, Content Marketing Lead, Itaú Unibanco

"Vai lá e teste. Fomos uma das primeiras marcas a testar uma solução do TikTok pra performance, que correspondeu e trouxe mais downloads, mais cadastros,  que são objetivos de negócios pra gente."

-- José Rodrigues, Head de Marketing, Tinder

Se quiser mais dicas e ouvir tudo que os executivos têm a dizer, confira a sessão completa deles com a Gabriela Comazzetto, nossa head de Soluções Globais para Negócios,no ForYou Summit 22 do TikTok!

TikTok For Business
Fique ligado
Siga-nos e mantenha-se atualizado sobre o que está acontecendo no TikTok For Business.