Uma chuva de cupons do Méqui com otimizações e machine learning nos anúncios no TikTok

Não é novidade pra ninguém que McDonald's é uma das marcas queridinhas do brasileiro, né? Mas mais do que hambúrgueres e batatinhas fritas, o Méqui também tem um app – onde oferece cupons de desconto pra compra de lanches e combos – e uma estratégia forte centrada nele.
No TikTok, a divulgação do aplicativo ajuda a marca na busca por pessoas interessadas em baixá-lo e na fidelização desses clientes com novos cupons. E nessa estratégia, o objetivo do Méqui era tornar esses anúncios o mais eficientes possível.
No início de suas campanhas no TikTok, a estratégia do McDonald's era só de reconhecimento e consideração, com baixo investimento em performance. Só que com os bons resultados nas etapas iniciais do funil, a marca decidiu incrementar esse orçamento dedicado ao final da jornada, focando na otimização para instalações do app e resgates de cupom.
Os primeiros meses de veiculação já trouxeram números acima do esperado pra marca. Um bom sinal, né? Só que ficava a dúvida: se o investimento escalasse e a estratégia seguisse a mesma, será que esses bons resultados se manteriam? Era preciso botar a mão na massa pra testar.
Foi exatamente que a marca fez, em uma ação liderada pela agência Galeria. A Galeria estruturou toda uma agenda de testes e aprendizados, pra analisar tanto o fator criativo quanto o uso dos recursos de otimização e machine learning da nossa plataforma. Precisa falar que foi (e tem sido) sucesso?
Já no primeiro trimestre dos testes e otimizações, o primeiro de 2022, o custo por resgate baixou 89% comparado à média do último trimestre do ano anterior – e com um investimento 200% maior.
E não parou por aí: essa redução foi consistente. Nos meses seguintes, o Méqui continuou a ver uma melhora grande nos resultados. Em junho deste ano, seis meses depois do início dos testes, o custo de resgate foi 179% menor do que o obtido em janeiro. No fim das contas, o custo médio de resgate do primeiro semestre deste ano foi 600% menor do que a média do último trimestre passado.
O segredo para o sucesso passa pelas otimizações nos criativos e pelo machine learning, é claro. Depois dos primeiros meses de teste e aprendizado, por exemplo, a marca seguiu a recomendação do time do TikTok e passou a ativar o recurso de Posicionamento automático na hora de configurar os anúncios. Com o Posicionamento automático ativado, nosso algoritmo passou a levá-los automaticamente aos posicionamentos onde traziam mais resultados, escolhendo entre TikTok e Pangle.
Manter e rodar grandes ações voltadas pra branding, reconhecimento e consideração no TikTok também contribuiu muito pro resultado. Uma estratégia de funil completo (full funnel) ajudou a construir uma base sólida pra mensagem da marca em todas as etapas do funil e, por consequência, a fez atingir um desempenho ainda melhor.
"O TikTok mostrou que era possível fazermos anúncios de uma maneira muito mais leve, divertida e ainda gerar excelentes resultados. Temos como objetivo principal na estrategia de App Engagement gerar cupons no valor mais rentável possível. Tivemos uma rentabilização em 2022 vs 2021 de quase 70% e depois do início do Posicionamento automático, já rentabilizamos mais 50% no valor de geração de cupons por usuário."
"O TikTok é um parceiro essencial nas nossas estratégias de mídia de performance porque além de garantir resultados positivos, nos ajuda a manter o coolness da marca McDonald’s em uma plataforma inovadora com público que é exigente com os conteúdos consumidos. Nessa estratégia, criar uma rotina de acompanhamento e otimização diária junto ao time do TikTok foi essencial para reduzirmos nossa curva de aprendizado e alavancar nossos resultados. Durante essas trocas entre TikTok, Galeria e McDonald’s conseguimos definir nossos objetivos e KPIs e trazer soluções criativas e de placement optimization que ajudaram a rentabilizar nossos custos de instalação e resgate de cupom no aplicativo."