Coloque sua marca na nova era fashion no TikTok
18 de maio de 2022
TikTok For Business
Best PracticesInsights
A moda move o mundo e move também o TikTok. E o contrário também acontece, sabia? Entre pessoas que usam o TikTok frequentemente, 3 em cada 4 disseram já ter comprado um produto do universo fashion depois de ter visto algo sobre na plataforma. Roupas são os itens mais comprados, em 64% dos casos, mas acessórios (59%) e calçados (47%) não ficam muito atrás, não. Isso tudo vira um ciclo completo, que é na verdade umloop infinito:vai da descoberta até a compra, passando por review de produtos e criação de conteúdo e começando tudo de novo.1
78%
descobriram uma marca ou produto no TikTok
77%
dos que descobriram uma marca ou produto foram buscar mais informações
30%
dos que descobriram uma marca ou produto no TikTok levaram a informação a outras plataformas digitais ou amigos
46%
criam conteúdo no TikTok
Mas como TikTok e moda passaram a andar tão juntinhos? Quando começou esse fenômeno? E pra uma marca do setor, como faz pra entrar nessa nova era fashion? É o que a gente vai tentar explicar por aqui. Mas não sozinhos. Continua no texto pra ver mais uns insights e dicas nossos, de creators e marcas pra navegar nesse mundo.
Essa relação entre TikTok e moda foi – e é – impulsionada por dois fatores principais: uma nova forma de encarar o mundo e outra de criar e consumir conteúdo. São duas mudanças que vieram nessa era de transformação que a gente está vivendo, trazendo novos hábitos, mudando os existentes e valorizando cada vez mais o que é autêntico e divertido. Essas mudanças são vistas também na relação da nossa comunidade com a moda.
Quando a gente fala de estilo, entre pessoas que usam o TikTok2:
E quando o assunto é conteúdo relacionado ao universo fashion3:
Isso tudo se junta pra virar uma nova forma de consumir moda e definir o que é tendência. Hoje, estilos e estéticas nascem em comunidades dentro do TikTok e influenciam grandes marcas. Pegue a hashtag #GucciModelChallenge como exemplo: começou como uma brincadeira e evoluiu até envolver a própria Gucci, com vídeos batendo mais de 287 milhões de visualizações.
"Se a gente olhar pra trás, a indústria da moda era muito baseada na passarela, traduzindo o que passava na TV. Com a internet, o consumidor passou a ser produtor de conteúdo. E o TikTok é o grande ápice desse movimento. Se a gente liga a TV hoje, vê que o TikTok virou gerador de conteúdo para os programas. A moda seguiu esse caminho. Deixou de ser uma moda de um pra muitos e passou a ser uma moda com o mesmo comportamento do TikTok, onde muitos fazem a moda pra muitos."
Natano Giongo de Mattos, Head of Growth, C&A Brasil
Em tempos de Community Commerce – a intersecção entre conteúdo, comunidade e comércio – em alta, o TikTok vira uma ferramenta perfeita para transformar um produto em uma "febre". Afinal, é um espaço onde a comunidade gera conteúdo autêntico, divertido e informativo, que conecta e inspira outras pessoas a comprar.
Uma marca pode entrar nessa nova era de duas formas, na verdade, que fazem do TikTok uma via de mão dupla. O TikTok serve tanto quanto um gerador de insights para empresas do setor, que podem entrar na plataforma pra monitorar e acompanhar tendências e criadores na plataforma, quanto como um canal para inspirarem pessoas e comunidades.
Ambos os caminhos passam pelos criadores de conteúdo. Uma marca que acompanha as tendências que passam por pelas diferentes comunidades de fashionistas vai saber logo o que está em alta naqueles grupos e conhecer criadores. E conhecendo os criadores certos – alguém que se identifica com o estilo das roupas e com a própria empresa, por exemplo –, a marca pode unir forças para cocriar e ser descoberta por muito mais gente.
A cocriação com a comunidade é chave nesse processo todo também. Mas é bom lembrar que cocriar não é só dar um roteiro na mão de um criador de conteúdo e pedir para a pessoa gravar um anúncio com cara de anúncio. Além de encontrar um creator que converse bem com você, como marca, e com o público-alvo que você quer alcançar, a comunidade fashion tem seus formatos favoritos.
📱 66% - tutoriais
👗 44% - GRWM, get ready with me
🧶 41% - DIY, ou faça você mesmo
🔴 38% - lives
🛍 37% - unboxings
"Quando a marca procura um influenciador pra comunicar alguma coisa, ela precisa considerar se é alguém que aborda o mesmo tema que ela e também se ela, como marca, quer estar no ambiente e na comunidade dessa pessoa. Porque é mais fácil a marca se encaixar no ambiente do influenciador do que o criador mudar a própria essência para entregar um conteúdo que às vezes nem combina com ele e que, no fim, só vai gerar retrabalho."
Malu Borges, creator
"Eu quero parcerias com quem tem fit com a marca e vou dar liberdade pra ela criar. A pessoa que tá assistindo a Malu Borges se conecta com a Malu e quer vê-la. Então nosso objetivo é trazer isso pra gente, como marca, também. Se a Malu está falando sobre a NV, fazendo um vídeo com looks da NV, a pessoa que está assistindo, que já tem uma conexão com a Malu, vai se identificar com a NV por meio da Malu. É uma ponte muito legal de fazer."
Rodrigo Siconha, Senior Digital Designer, BYNV
Então quer dizer que você encontrou o creator certo pra sua marca – ou você é o creator contratado por uma marca – e quer começar a criar para o TikTok. Por onde começar?
A primeira coisa a se ter em mente é que as pessoas usam o TikTok pra se divertir e levantar os ânimos. O criativo de uma campanha publicitária precisa refletir isso. Não dá pra você colocar uma "lombada" no meio do feed dos usuários e interromper a diversão.
Os anúncios têm que se parecer com o conteúdo orgânico que os criadores fazem. É por isso até que, na hora de cocriar, vale caprichar no briefing, mas sem tirar a liberdade criativa dos creators parceiros.
Fora isso, temos algumas dicas práticas pra hora de gravar:
"Eu gosto de fazer os vídeos mais longos, com pelo menos 45 segundos. Mas é importante que eles prendam a atenção. Então, antes de fazer o vídeo, já monto o roteiro pensando em como vou fazer essa pessoa chegar até o final. As pessoas se entediam muito rápido, então é importante você estar sempre se movimentando. Cortando rápido, entrando no ritmo da música. Tento dar essa variada pro vídeo ficar mais dinâmico e a pessoa ver até duas vezes. Mostrar um produto por pouco tempo não chega a ser problema, porque a pessoa pode pausar o vídeo, ver de novo ou clicar no seu site e ir atrás de mais informações."
Flora Somenzari, creator
Dicas básicas:
1️⃣ Sound-on sempre. Adicione qualquer tipo de áudio, mas não só no fundo. O som pode seguir a imagem, ter uma sincronia entre vídeo e som.
2️⃣ Em alta resolução. Crie sempre com qualidade acima do HD, 720p.
3️⃣ Pense vertical. Grave desde o começo em 9:16 pra evitar as bordas no vídeo.
Indo um pouco além:
4️⃣ Comece com um BANG. Explore situações cativantes, um punchline, comunicação olho no olho, quebrando a quarta parede, pra prender a atenção.
5️⃣ Adicione movimento. Uma mesma cena mostrada por mais de um segundo já deixa o conteúdo mais maçante.
6️⃣ O mais importante vem primeiro. Deixe a mensagem principal nos primeiros 6 segundos do vídeo.
Para campanhas de performance:
7️⃣ Capriche no storytelling. Adicione suspense ou um plot twist ao roteiro e tente trazer uma situação em que a pessoa consiga se enxergar.
8️⃣ Enfatize a oferta. Vale usar umcomplemento interativo,como um display card ou um sticker de oferta, pra destacar o que você está oferecendo.
9️⃣ Deixe o CTA – a chamada para ação – claro e preciso. Legendas ou texto na tela ajudam muito nessa parte.
E não se esqueça da seleção de produtos para você montar seu look sua campanha, de acordo com seu objetivo de marketing:
Reconhecimento de marca
Para todo mundo lembrar de você
Para uma campanha de reconhecimento, você vai querer deixar sua marca numa posição de destaque. Nesse caso, a gente recomenda um look assim:
👗 Peça principal:TopView.O formato coloca o vídeo no topo do feed, mostrado assim que o usuário abre o TikTok.
👠 Peça secundária:Top Feed.O anúncio nesse posicionamento aparece logo depois dos três primeiros vídeos orgânicos no feed Para Você.
🧥 Terceira peça: Compra porAlcance & Frequênciaou porLeilão.O blazer ou a jaqueta do look, dependendo da ocasião e como você quer levar sua mensagem para a comunidade do TikTok.
🧣Acessório:Complementos Interativos, como Contagem Regressiva, para criar expectativa, e Sticker de Votação, para pedir opiniões da comunidade.
Engajamento
Para o seu conteúdo não flopar
Se você quer engajamento, você precisa trabalhar com criadores de conteúdo e formatos que incentivem a comunidade a criar com a sua marca. O look:
👘 Peça principal:Spark Ads.Com esse formato, você pode impulsionar vídeos criados por um creator parceiro e alcançar ainda mais gente.
👡 Peça secundária:Branded Hashtag Challenge.É a alma do TikTok: os usuários topam o desafio e criam vídeos usando a hashtag da sua marca, levando-a ainda mais longe com milhares de criações.
👒 Acessório:Branded Effect.Solução de realidade aumentada, pra você criar um filtro ou efeito da sua própria marca.
Gerar conversões
Para limpar as prateleiras
No TikTok, quanto mais nativo parecer o seu anúncio, melhor – e isso vale também para campanhas de conversão. Aqui vão umas ideias para dar um "tcham":
👚 Peça principal:Anúncios de coleção, que adicionam, junto ao vídeo, cards com produtos relacionados ao conteúdo.
👖 Peça secundária:Dynamic Showcase Ads,que mostram aos usuários anúncios só com produtos que mais os interessam, com informações do seu catálogo.
👗 Alternativa:Anúncios de geração de cadastro,para quem quer leads. Esse formato traz formulários que podem ser preenchidos dentro do TikTok mesmo.
💄 Acessório:Páginas Instantâneas,que carregam 11x mais rápido do que um site mobile padrão, para o usuário interagir com a sua marcas em nem sair do TikTok.
Se você quiser mais sobre cada um desses looks e peças, ver mais dicas criativas e tirar mais dúvidas sobre anunciar sua marca no TikTok, não deixe de checar nossoBusiness Help Center.
Fontes:
(1) Research & Insights Brasil, resultados Brasil do estudo customizado sobre Fashion encomendado pelo TikTok e conduzido pela Ipsos entre usuários frequentes do TikTok em março de 2022.
(2) Research & Insights Brasil, estudo de mapeamento de tendências conduzido pela Spark Off para o TikTok | 2022
(3) Research & Insights Brasil, resultados Brasil do estudo customizado sobre Fashion encomendado pelo TikTok e conduzido pela Ipsos entre usuários frequentes do TikTok em março de 2022.
(4) Marketing Science TikTok, estudo "Community Commerce Brazil" conduzida pela WARC em 2021; Research & Insights Brasil, resultados Brasil do Estudo customizado de Fashion encomendado pelo TikTok e conduzido pela Ipsos entre usuários frequentes de TikTok, em março 2022.