O burburinho de reviews sobre acidificação capilar no TikTok rendeu para a marca o aumento nas vendas do produto e a busca desenfreada por ele em lojas físicas e online
O que não falta no TikTok são resenhas e reviews sobre produtos de beleza. Isso tem sido determinante para diversas marcas, que têm suas criações reconhecidas e disparam em vendas. Foi assim que uma marca querida gerou um case excelente por lá. A Haskell Cosméticos é uma marca que inspira a beleza real há mais de 20 anos, desenvolvendo cosméticos de alta performance com ativos naturais, e especialmente, acreditando no poder de transformação através da autoestima e bem-estar.
A Haskell notou o movimento de reviews na plataforma como um ponto essencial para os consumidores tomarem suas decisões. E tinha um desafio: viralizar seu acidificante capilar – gerando procura e interesse do público, estimulando a “caça” ao produto, além de um tom educativo ao contar para as pessoas que as receitas caseiras podem causar efeitos não indicados para a saúde dos fios.
A acidificação capilar é um assunto bastante comentado e buscado no TikTok. Diversas pessoas tinham dúvidas de como funcionava e quais eram os melhores acidificantes do mercado. A Haskell se apropriou deste insight orgânico para trabalhar sua estratégia de comunicação, unindo o produto a uma conversa presente entre a comunidade – a junção perfeita para o sucesso.
A partir da escolha do acidificante como protagonista, era a vez de escolher uma voz com autoridade para a campanha. O time da Haskell e a agência parceira, Favorite Future, escolheram uma figura conhecida no segmento de tendências capilares, um profissional que não apenas fala do produto, mas que também ensina as pessoas a fazerem o procedimento correto: o influenciador Alan Vivian, carinhosamente apelidado de cabeleireiro calvo no TikTok.
Após a divulgação do conteúdo para a base de seguidores do Alan, foi feito um combo de reacts do vídeo dele ao longo de duas semanas, assim como publicações de passo a passo com criadores menores e nichados. A proposta era trazer a descoberta do produto perfeito e o poder da acidificação para os fios.
Desde os conteúdos postados, diversas pessoas passaram a procurar o acidificante da Haskell para entrar também na trend e viralizar no TikTok. Com isso, a marca teve dezenas de conteúdos produzidos de forma orgânica e um crescimento expressivo nas vendas onlines e presenciais – o produto esgotou tamanha demanda. O time trabalhou em cima da lógica de escassez versus procura. As pessoas que achavam o produto produziam os conteúdos na plataforma comemorando o achado.
A campanha que usou como formato o Spark Ads não teve segmentações específicas, a audiência foi ampla justamente para que chegasse em mais pessoas, no intuito de aumentar o reconhecimento da marca e trazer um público novo para o perfil da Haskell.
Um dos maiores indicativos de sucesso desta campanha é que a máscara acidificante da Haskell continua marcando presença no TikTok, despertando a curiosidade das pessoas e rankeando no TOP 5 de produtos mais vendidos do e-commerce da marca. Além disso, deram check no desafio de viralização, crescimento e reconhecimento do perfil. O time conseguiu mostrar para mais pessoas, por mais vezes, a qualidade e eficiência dos produtos.
Foram coletados os dados sobre o acesso à página do produto e a intenção de compra no e-commerce da Haskell ao longo de um período de seis meses. Rolou um aumento significativo de acesso à página do acidificante: 639% durante o período da campanha. Já o número médio mensal de compras teve um aumento equivalente a 2.256%, sucesso absoluto.
O ponto alto foi sermos pioneiros na divulgação em massa desse produto na rede. Já se falava sobre acidificação, mas a falta de informação de qual marca possuía o produto e se era bom, nos fez ter uma oportunidade de chegar primeiro e viralizar não só o produto. Uma estratégia digital bem elaborada, aliada a um produto que entrega o que promete, foram pontos cruciais para fazer o produto viralizar na internet e aumentar o desejo e a procura por ele. A máscara “passou a valer ouro” nas farmácias e supermercados do país.