Insights
As marcas que colocam a comunidade em primeiro lugar não obtêm apenas visualizações, elas obtêm resultados.
O TikTok oferece às audiências o conteúdo que elas adoram, mas também facilita a descoberta de novos interesses, marcas e produtos. As marcas que ouvem e participam de comunidades no TikTok são capazes de identificar momentos de oportunidade únicos e orgânicos para adicionar à conversa.
Para marcas, é útil pensar em comunidades como um de dois tipos: comunidades “Stay” (ficar), OU comunidades esperadas para sua marca, como #techtok para uma empresa de tecnologia; e comunidades de “Play” (Reproduzir), OU comunidades inesperadas, como #gamertok para uma marca QSR.
Para suas comunidades Stay e Play, você deve explorar macrocomunidades amplas e microcomunidades de nicho. Ao fazer isso, você criará uma ampla rede de comunidades com as quais engajar, permitindo impulsionar a confiança e a atuação da marca tanto a curto quanto a longo prazo.
Lead com uma abordagem voltada para a comunidade no TikTok com estas três etapas:
Identificar suas comunidades: identifique as comunidades onde sua marca se encaixa mais naturalmente nas tendências atuais de postagem e conversa. Não tenha medo de focar em um nicho. Essas são suas comunidades Stay (Ficar).
Desenvolva sua estratégia de conteúdo: faça um brainstorming sobre comunidades que inspiram ou entusiasmam você com seu conteúdo, ou pense em comunidades que você nunca esperaria ver com sua marca. Essas serão suas comunidades Play (Reproduzir).
Criar conteúdo: experimente criar conteúdo inspirado nas tendências de suas comunidades Stay (Ficar) ou Play (Reproduzir).
Abrace a profundidade das muitas comunidades do TikTok e suas subculturas: é aí que vive a verdadeira inspiração. 76% dos usuários dizem que gostam quando as marcas fazem parte dos grupos de interesse no TikTok. ¹
Quando sua marca está decidindo onde ficar no TikTok, a resposta pode ser óbvia para algumas marcas, mas não para outras. Uma marca de beleza como Laura Mercier, por exemplo, pode encontrar inspiração generosa no #Beautytok, mas uma empresa de seguros como State Farm pode precisar de inspiração além das postagens básicas de planejamento financeiro.
Dica: não tenha medo se sua comunidade for de nicho OU de pequena. Você precisa estar mais próximo das paixões da comunidade do que de um tamanho OU escopo específico para ter sucesso.
Não sabe como encontrar todos da sua comunidade? Experimente a ferramenta Insights de Palavras-chave para descobrir as principais palavras-chave que ressoam com sua audiência e setor. Comece procurando uma hashtag relevante para sua audiência. Por exemplo, experimente #maquiagem ou #skincare se quiser alcançar a comunidade de beleza no TikTok. A partir daí, a ferramenta mostrará interesses relacionados e hashtags que você pode usar para explorar ainda mais subculturas e comunidades adjacentes à beleza. Você pode encontrar as comunidades do TikTok nas próprias postagens, pulando para os comentários, clicando em algumas hashtags relacionadas, explorando Costuras e Duetos de conteúdo popular e, bem, usando o TikTok!
Quando as postagens começam a ser tendência entre nossos mavens de maquiagem, os produtos apresentados raramente permanecem um segredo do #beautytok por muito tempo. Recentemente, Laura Mercier aproveitou uma resposta apaixonada dentro da comunidade de beleza para impulsionar a Descoberta em massa de sua Real Flawless Weightless Perfecting Foundation (Base real perfeita e leve) entre clientes totalmente novos.
Quando a criadora de beleza veterana @Glamzilla postou uma análise séria, brilhante e não solicitada que acumulou mais de 4,5 milhões de visualizações, a marca agiu rapidamente para se conectar com ela e seus fãs. Laura Mercier usou o formato Spark Ads do TikTok para impulsionar a postagem original, redirecionando os espectadores do vídeo original.
Ao redirecionar aqueles que se envolveram com o vídeo orgânico com uma campanha de vendas do produto, Laura Mercier conseguiu reduzir seu custo por aquisição (CPA) para novos clientes em impressionantes 15%.
Considere pontos de paixão comuns compartilhados com suas audiências como ponto de partida — de #jogos a #parentalidade e #mukbang — para experimentar comunidades que podem estar fora do domínio usual da sua marca.
Os crossovers comunitários são poderosos tanto como incursões de novos clientes quanto como fontes de inspiração criativa para conteúdo, então não se sinta restrito a ficar com o que é mais confortável. Em outras palavras, não tenha medo de experimentar.
Seu objetivo é inspirar vídeos empolgantes do TikTok e não há combinação errada para experimentar. Os criadores também podem ser um ótimo recurso para aprendizado sobre um novo espaço.
Dica: explore a Central de Criativos se precisar de ajuda para navegar pelas inúmeras tendências e comunidades do TikTok.
Os usuários do TikTok até gostam de detectar uma marca no ato de experimentar uma nova comunidade: 69% dos usuários do TikTok dizem que as marcas devem experimentar diferentes tipos de tendências, e não aquelas que se relacionam à imagem da sua marca. ²
Jake, da State Farm, sabe uma coisa ou outra sobre criação de valor para comunidades do TikTok. Quando precisava veicular uma promoção que chamasse a atenção durante o Big Game, a State Farm criou um prêmio exclusivo para atrair usuários do TikTok: uma chance de aparecer em um vídeo com o comediante mudo favorito do TikTok, Khaby Lame:
Mais recentemente, Jake decidiu entrar na ação da WNBA com um movimento poderoso, aproveitando a estrela Caitlin Clark para surpreender seus fãs em uma experiência instantaneamente viral:
Essas parcerias permitiram que a marca entrasse em duas comunidades apaixonadas do TikTok com sucesso e, em seguida, aproveitasse os resultados para criar conteúdo atraente e gratificante que qualquer usuário do TikTok poderia adorar assistir.
Encontrar suas comunidades para ficar e reproduzir (stay and play) é um ótimo começo. Embora sua estratégia de conteúdo completo dependa de suas metas de marketing, veja algumas coisas a serem consideradas ao planejar um criativo:
Siga os Códigos Criativos: criar uma estratégia de conteúdo no TikTok significa criar especificamente para a plataforma. Verifique os Códigos Criativos do TikTok que oferecem orientação criativa apoiada por dados para ajudar você a criar vídeos de alto desempenho.
Capture momentos sazonais: você também pode aproveitar o momento alinhando a mensagem de seu produto com altos pontos de interesse durante momentos sazonais e importantes.
Experimente algo novo: experimente novos formatos de conteúdo que os usuários do TikTok adotam e estão familiarizados, como o Modo de Foto ou entrevistas de rua. Algumas comunidades favorecem certos formatos de conteúdo: os fãs K-pop estão familiarizados com edições de fãs, já o #beautytok adora vlogs do tipo “arrume-se comigo” (#grwm) e histórias.
Aproveite as ferramentas de IA: para iniciar, você pode usar o Symphony Assistant, encontrado na Central de Criativos, para gerar rapidamente roteiros e ideias sobre o que criar. A partir daí, você pode usar nosso Symphony Creative Studio para gerar vídeos do zero ou iniciar com recursos incríveis como dublagem ou remixagem de ativos de vídeo.
Aproveite a comunidade de criadores: use o Marketplace de criadores no TikTok One para encontrar criadores para falar sobre sua mensagem e produto! Lá, você poderá encontrar um criador com a comunidade que melhor se adapte ao seu objetivo de marketing. OU você pode usar Anúncios Gráficos para gerar histórias atraentes com apenas algumas imagens.
Conheça as tendências: para verificar o que é tendência e obter inspiração, confira a Central de Criativos para obter ferramentas e dados para inspirar sua próxima ideia criativa. Você pode navegar por hashtags, músicas, criadores de conteúdo e muito mais na Central de Criativos.
Fontes
1. Estudo de comunidade global e autoexpressão do TikTok Marketing Science 2021, conduzido pelo Flamingo
2. Pesquisa de tendências globais de marketing do TikTok via AYTM, setembro de 2023. Base: Usuários mensais do TikTok com mais de 18 anos [Q9] (n=2.500)