Chega de "often-on"
Para maximizar o ROI no TikTok, sua marca precisa apostar numa estratégia always engaged. E a chave pra ela é combinar constância, valor e variedade.
Sabe aqueles vídeos no TikTok que você não consegue tirar o olho e assiste até o final, até mais de uma vez? Graças ao formato dos conteúdos e à comunicação leve dos creators, o TikTok é capaz de prender a atenção dos usuários de uma forma única no mundo digital. Os vídeos com a vibe autêntica, em tela cheia no celular e sempre reproduzidos com som ligado fazem toda a diferença para criar uma experiência imersiva.
Pra uma marca, aproveitar isso é a chave pra ter sucesso aqui na plataforma e até além dela, como a gente comentou aqui. Os dados inclusive já comprovam: mesmo que pontual, até mesmo uma campanha de curta duração – um flight – pode trazer bons resultados. Mas pra maximizar o ROI no Tiktok, o negócio mesmo é ter constância. E pra isso, a dica é sair dessa presença esporádica ou "often-on" e apostar numa estratégia always engaged, sempre engajada, por aqui.
Uma estratégia always engaged é meio que uma evolução do always on que você já deve ter ouvido falar. A presença constante no TikTok também é a base dela. Mas uma abordagem always engaged se dá quando você combina conteúdo orgânico e pago e amplifica o poder de conexão com a comunidade por meio da parceria com creators, que dominam como ninguém a linguagem da comunidade. Tudo isso com um tempero final, que é a constância. Isso é estar sempre engajado no TikTok!
Quer um exemplo de quem tem feito isso? É só olhar pra Renner, que já é uma empresa super conhecida, mas que queria ampliar a sua presença no TikTok e reforçar sua presença junto à comunidade. Eles usaram um mix de conteúdos orgânicos e pagos, com uma estratégia vencedora de cocriação com creators. E não fez isso de forma pontual, num único flight. Foi uma campanha perene, com mensuração por Brand Lift rolando todo mês pra acompanhar a evolução. O resultado? Aumentos consistentes e escalonados na intenção de compra de produtos nas lojas da marca.
E a Renner é só um dos exemplos. A gente fez uma pesquisa com a Neurons recentemente pra entender o que acontece quando as pessoas são impactadas por anúncios e conteúdos orgânicos, comparado a quando elas só veem posts orgânicos ou somente posts pagos. Pela análise, a gente descobriu que eles têm um desempenho melhor quando estão juntos – a combinação deles gerou um aumento significativo na lembrança e na atenção à marca.
É por isso que a gente recomenda que o TikTok seja considerado a base do seu plano de mídia, e não seja considerado só ocasionalmente. Com o TikTok como o arroz com feijão da sua estratégia anual, você garante que seu público-alvo vai ver e captar a mensagem que você quer passar, e é isso que vai potencializar os resultados de negócio.
Beleza, mas como colocar uma estratégia always engaged em ação? É aqui que entra o que a gente chama de mentalidade de conteúdo.
A mentalidade de conteúdo é o resultado de uma combinação de dois fatores, duas coisas que você tem que garantir que sua marca está entregando pra audiência: valor e variedade.
No TikTok, entregar valor é entregar uma mensagem de forma divertida, leve e envolvente por meio do entretenimento, que é a ferramenta mais poderosa na comunicação. Ou seja, é falar de seu produto, serviço ou da sua própria marca na linguagem nativa do TikTok. E isso você faz com um criativo TikTok-first, pensado pra plataforma.
Esse tipo de conteúdo é tão poderoso que extrapola pras outros meios. O criativo pensado pro TikTok é uma alavanca porque também funciona em outras plataformas digitais. É o que mostrou um estudo recente que a gente fez com a Ipsos, inclusive: testamos criativos no formato TikTok e que foram vistos em outras plataformas, e os resultados mostram a força dos criativos TikTok-first até mesmo fora do nosso app. Esse é o _efeito_TikTok_.
Já a parte de entregar variedade passa por seguir um princípio básico de mídia: evitar a fadiga de criativo ao transmitir a mesma mensagem várias vezes. É essencial se manter relevante na mente e no coração do consumidor, mas não dá pra fazer isso usando sempre um mesmo conteúdo promovido até cansar a audiência. Afinal, 8 em cada 10 pessoas acessam o TikTok em busca de algo novo e surpreendente.(1)
Ter variedade também ajuda sua marca a se conectar com diferentes comunidades no TikTok: 84% de quem usa nosso app acredita que "a diversidade de conteúdos é o que faz eles se sentirem parte da comunidade”.(1) De quebra, ainda ajuda a entregar diferentes mensagens e informações sobre sua marca ou produto e a manter uma conversa constante com sua comunidade, aprofundar assuntos e expandir o alcance.
Quem tem aplicado todos esses conceitos de valor, variedade e constância é a Unilever. A empresa lançou, no fim do mês de maio, o projeto global CleanTok™, com o objetivo de conversar com todo mundo que ama limpeza e que se encontra aqui no TikTok na comunidade #cleantok.
A hashtag teve mais de 1,6B de visualizações no Brasil só no último ano, o que serviu de insight pra marcas como Cif, OMO e Comfort começarem a criar e cocriar vários conteúdos com a cara do TikTok pelo mundo. Os vídeos conversam diretamente com a comunidade #cleantok – e fazem isso de forma constante, sempre com conteúdo fresquinho saindo.
A estratégia entrou em ação no final de maio de 2023, e em poucas semanas já gerou mais de 39M de visualizações de vídeo, fomentando ainda mais a hashtag #cleantok. Só em maio, ela teve 166M de views, um aumento de 50% em relação a abril. E a conversa horizontalizada, de igual pra igual entre marca e comunidade, está só no começo.
Agora, que tal começar a preparar sua estratégia always engaged pra manter sua marca sempre presente aqui no TikTok? Se precisar, a gente preparou até uma colinha (pode abrir a imagem numa aba nova pra expandir):
Vamos nessa?