Além das gerações

Por que pensar transgeracional no TikTok?

maio 14, 2024

Na Era do Conteúdo Transgeracional, é cada vez menos sobre "quantos anos você tem" e mais sobre "do que você gosta". E isso tem tudo a ver com o TikTok. Entenda como a plataforma conecta as gerações – e sua marca a elas – por meio dos interesses que elas compartilham umas com as outras.

Por que e como pensar transgeracional no TikTok?

Já parou para pensar como a ideia de separar as pessoas por gerações é ultrapassada? Boomers, Geração X, Millennials e Gen Z são de períodos diferentes, mas seus gostos e preferências vão muito além da data de nascimento.


As pessoas são únicas – mas mesmo com sua individualidade, podem compartilhar dos mesmos gostos e dividir de interesses a padrões de consumo umas com as outras. E isso é algo que independe da geração. Quer ver?


É pra você e pra todo mundo


O Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais em uso, o que equivale a 2 dispositivos eletrônicos por habitante.(1) Ou seja, as pessoas estão se conectando cada vez mais, e usam essa conexão para falar sobre si mesmas, consumir os conteúdos que mais gostam e participar de conversas sobre seus interesses.


Porque não tem mais essa de "grade fixa", com uma programação dividida e pensada por geração, tentando fazer um match entre o horário e quem estaria assistindo. O que temos agora é um "prime time" pra cada um, ajustado de acordo com o que a pessoa curte. É só dar uma olhada na experiência da página "Para você" no TikTok.


conteudo transgeracional valores

Isso abriu espaço para a transgeracionalidade, com pessoas de gerações diferentes se conectando pelos mesmos interesses. Um estudo que fizemos junto da Box1824 mostrou que a principal ponte entre as gerações são os seus interesses e valores: Respeito, Amor, Honestidade e Família são preferências comuns para todas elas.(2)


Além disso, as quatro se interessam por conteúdos sobre temas como humor, finanças, entretenimento e relacionamento. Em números, isso se mostra no percentual de Gen Z's e Baby Boomers que dividem o mesmo gosto por vídeos sobre diversão (49% da Gen Z e 43% dos Boomers) e relaxar (40% dos mais novos e 31% dos mais velhos).(2)


conteudo transgeracional interesses

Em comum para todas, também está a visão sobre a tecnologia: ela funciona como um atalho e ajuda no bem-estar. E aqui o TikTok é destaque. A maioria das pessoas ouvidas na pesquisa – 7 em cada 10, considerando todas as gerações – concorda que a plataforma se destaca como a mais fácil de usar.(2)


Assim, ao oferecer uma plataforma fácil de usar e que também incentiva a criatividade e a auto-expressão, o TikTok se torna o lugar que é. Um espaço perfeito para gerar novas tendências, lançar creators, músicas, memes e expandir os limites da criação, influenciando a cultura pop e as produções de conteúdo. E isso, claro, abre uma porta para as marcas.

Como pensar transgeracional?


O caminho para pensar transgeracional começa em entender o que move todas as gerações. A pesquisa da Box1824 traz um insight aqui: uma das atividades que as pessoas mais gostam de fazer no TikTok é relaxar. E de novo, o relaxamento é transgeracional.(2)


Para todas as gerações, o uso do TikTok está muito associado a situações prazerosas. É o lugar onde Boomers, Geração X, Millennials e Gen Z's vão para se divertir e relaxar depois de um dia cheio, ou se distrair enquanto fazem as obrigações.(2)


Fica claro que a plataforma é um espaço de descompressão, o ponto de encontro para que todas as gerações relaxem por meio do entretenimento. Afinal, o entretenimento é o fôlego do brasileiro. E o que torna a plataforma um espaço valioso para as marcas se conectarem com seu público de forma transgeracional é que o TikTok dá fôlego para o entretenimento.


A dica, então, é entreter. E para fazer isso, é bom também saber que o TikTok é visto por todas as gerações como um lugar que, por meio da criatividade, traz diversas experiências e perspectivas de produtos ou serviços, com rapidez e facilidade. A inteligência da nossa plataforma também faz o conteúdo certo chegar para a pessoa certa, o que impacta muito na jornada do consumidor.


Mas ser criativo é essencial. Mesmo no caso de trends, em que todos os vídeos partem de uma ideia em comum, é a criatividade que faz com o conteúdo feito por um creator ou por uma marca se transforme em algo novo e converse com um novo público. E se falta um empurrãozinho pra você nessa parte, vem aqui conferir as nossas dicas para destravar a criatividade transgeracional no TikTok.

Fontes: (1) FGVcia, 2023; (2) Research & Insights Latam, estudo Mindset Generation, conduzido por BOX1824, 2024, Resultados Brasil