3 insights para se conectar com consumidores e bombar nesse fim de ano
21 de setembro de 2022
TikTok For Business
TrendsInsightsBest Practices
Quando uma jornada de compra começa ou quando ela termina já não é o mais importante no TikTok. Em vez de uma escolha entre entreter e vender, marcas na plataforma podem sempre fazer os dois junto com os shoppers – os consumidores – na plataforma.
Com a temporada de compras de fim de ano vindo aí, isso se torna especialmente importante. Afinal, para os clientes, comprar virou, sim, um momento de entretenimento. O desafio para as marcas agora é entrar na tendência mantendo a autenticidade, pra assim conseguir engajar a comunidade e potencializar os resultados nesse período.
Como fazer isso? A gente tem três insights pra ajudar.
O que é um micro-momento divertido? Pense aqui com a gente: no próximo mundial de futebol, todo mundo vai falar sobre o esporte, os jogos e tudo mais em torno da competição. Afinal, não dá pra resumir o evento a um mês de campeonato com picos nos jogos da seleção brasileira.
Micro-momentos divertidos são todos que acontecem em torno do macro, e eles geram muitos conteúdos que fazem parte da dinâmica do TikTok. A pessoa vai sair pra assistir um jogo? Então pode gravar um Arrume-se Comigo pra montar o look. Chegando no local, dá pra fazer um vídeo react registrando o momento que sai um gol.
São esses conteúdos que explodem por causa do TikTok, gerando uma reação em cadeia que estimula a comunidade a cocriar. E eles podem muito bem ter uma marca no centro do movimento.
Na Black Friday, por exemplo, os vídeos sobre os achados da data podem muito bem ter uma marca no centro das atenções. O mesmo vale pra vídeos provando lookinhos pra festa de Natal, feitos no shopping procuirando presentinhos pra data, entre outros. Ou seja, não falta oportunidade pras marcas brilharem nesses micro-momentos no TikTok.
Pra aproveitá-los, você precisa de um planejamento bem pensado pra surfar nessa onda, dando uma atenção especial à forma como você quer contar as histórias. E claro, colaborando e cocriando com a comunidade de creators. Com conteúdos autênticos e na linguagem da plataforma, as barreiras entre marcas e consumidores desaparecem.
Entre consumidores que usam o TikTok1:
✅ 67% tiveram a decisão de compra influenciada por um creator
✅ 57% foram influenciados por um conteúdo de usuários
✅ 54% decidiram comprar a partir do conteúdo de uma marca
Você já procurou avaliações sobre um produto ou serviço na internet antes de uma compra? Se sim, já percebeu que esses reviews são diferentes no TikTok. Pode ser algo tão simples quanto um review de restaurante, uma avaliação de um pacote de viagem ou até uma análise sobre um celular ou um carro. Em todos os casos, a comunidade aqui manda a real!
Como a autenticidade é essencial no Tiktok, os vídeos de quem comprou vão direto ao ponto pra ajudar outros consumidores a entender se determinado produto é realmente tudo aquilo.
E como as empresas entram nessa onda? Buscando o apoio da comunidade, é claro. A cocriação pode ser bem importante, mas existem outros formatos de parcerias, como o patrocínio de creators que mandam a real na plataforma.
"Os usuários podem ser embaixadores da marca.
Não existe nada mais poderoso do que essa recomendação boca-a-boca. Aliás, esse é o sonho das marcas e isso é possível no TikTok. A credibilidade que é passada por meio de um conteúdo autêntico é o coração desse social commerce."
-- Carolina Lopes, Brand Strategist, TikTok
Seja na Black Friday, no Natal ou no mundial de futebol, vai ter review da vida inteira no TikTok, de tudo o que é categoria de produto, do lookinho do jogo à experiência daquele ônibus lá pra visitar a avó no fim do ano. O review no TikTok é muito mais do que só mencionar a marca ou produto. Ele é sobre a experiência do consumidor.
Você já parou para pensar que o que bomba no TikTok extrapola a plataforma e vira um hit até fora daqui? Um produto que viraliza no app se torna uma tendência de consumo, um item de desejo. Ou seja, o TikTok é, sim, um lugar de descoberta e compra de produtos e serviços.
Você sabia que o TikTok também serve pra esse planejamento? As pessoas salvam o que viram e gostariam de comprar mais tarde no mesmo dia ou no futuro. Essas listas podem ser de qualquer coisa, como livros, destinos de viagens ou até eletrodomésticos.
Como os usuários do TikTok se planejam para as compras?1
✅ 42% dos usuários favoritam itens nos sites/aplicativos de compras
✅ 35% fazem listas
✅ 33% salvam links de produtos nos sites de compras
✅ 19% das pessoas salvam links de produtos que influenciadores recomendam
"O shopper que está no TikTok está em busca de ofertas e novos produtos e serviços, mas também buscando inspiração, se divertindo, se conectando com as nossas comunidades."
-- Lilian Otuka, research e insights lead, TikTok
Na plataforma do TikTok, você pode ter uma ideia de quais foram os produtos da sua marca mais salvos pelos usuários. É só checar os analytics das suas publicação. Isso pode ajudar a orientar a sua estratégia de vendas: a partir desses dados, a marca pode dar mais destaque para um produto ou outro em seus vídeos, ou mesmo:
1️⃣ Mostrar com mais frequência o produto desejado – ou até alguns similares a ele;
2️⃣ Avisar os clientes sobre promoções pra manter o tráfego para seu site ou aplicativo;
3️⃣ Montar um cantinho ou colocar um selo de produto bombado no TikTok dentro da sua loja física;
4️⃣Usar nossas soluções de publicidade desenvolvidas especialmente para commerce.
Esses três insights têm um ponto em comum: a experiência de compra por meio do TikTok é única, porque abraça o lado funcional, além de ser divertida e autêntica. O consumidor que está aqui está em busca de ofertas e novidades, é claro, mas também de inspiração, diversão e conexão.
É com isso em mente que as marcas podem conquistar esses clientes, casando produtos e serviços com entretenimento, diversão e alegria no TikTok. Pronto pra começar?
Fontes: (1) Research & Insights TikTok | estudo customizado Black Friday conduzido pela Nielsen| usuários TikTok 18+ anos | Brasil, 2022