Acelerando a produção de criativos para impulsionar o Fastback Abarth no TikTok

Fiat | História de sucesso no TikTok for Business fiat logo
+36 %
de connect rate com criativos feitos via TTCX
-49 %
de custo por configuração de modelo na página “Monte o seu carro”
-63 %
de custo por lead
O objetivo

Acelerar a campanha do Fastback Abarth


O Fastback Abarth, um dos principais lançamentos recentes da Fiat, chegou como uma das apostas da montadora no Brasil e no TikTok. Com uma ativação na plataforma forte e constante, always on, o SUV esportivo já vinha aos poucos ganhando nossa comunidade de fanáticos por carros.


Mas a marca italiana sentia que ainda dava para acelerar e se conectar com mais gente. A estratégia de mídia, conduzida pela agência EssenceMediacom, estava no ponto e funcionando. Mas a Fiat tinha um desafio de criatividade e escala na campanha do modelo na plataforma: como ser mais produtivo e aumentar a rentabilidade dos resultados ao juntar pluralidade criativa com recursos nativos na campanha do Fastback Abarth, fazendo com que os usuários impactados se conectem e engagem mais com a mensagem?


A solução

"Será que esse TTCX funciona?"


Escalar a produção de criativos nativos? O TikTok tem uma solução pensada exatamente para isso: o TikTok Creative Exchange ‒ ou TTCX para os íntimos. E seguindo nossa recomendação, a Fiat embarcou na ferramenta para encontrar um parceiro de criação especializado em gerar impacto na nossa plataforma.


O TTCX dá aos anunciantes acesso rápido e fácil aos melhores talentos criativos, que entendem muito de TikTok. Eles oferecem suporte integral, desde o desenvolvimento do conceito até a produção de vídeos nativos para a plataforma, facilitando a colaboração e, principalmente, a escala.


Pelo Creative Exchange, a Fiat se conectou à Allfluence, que ajudou não só a criar conteúdo com cara de nativo, como também acelerar essa criação. Com isso, além da constância, a marca conseguiria agregar valor e variedade na campanha ‒ as chaves para um anunciante estar sempre engajado no TikTok.



Mas antes de seguir com a implementação desses novos vídeos produzidos pelo projeto nas campanhas e expandir a execução dele para outros produtos, era importante realizar um teste para ver se a produção e veiculação desses vídeos realmente faria sentido dentro da estratégia. Para isso, a montadora usou o nosso recurso de teste A/B. O teste foi sugerido e conduzido pela EssenceMediacom. Com ele, deu para fazer uma comparação do desempenho dos criativos ‒ os novos produzidos por TTCX vs. os mais tradicionais que ela vinha usando ‒ nos seus dois objetivos de campanha: tráfego e conversão.


Nos testes, o grupo A seria impactado pelos anúncios novos e nativos, enquanto o grupo B pelos originais. Ao final, compararíamos os resultados frente a frente. E aí?


 

Os resultados

Pisando fundo!


Os novos conteúdos foram um sucesso para Fiat! O teste A/B mostrou que os criativos feitos pelo talento parceiro do TTCX, a Allfluence, geraram uma conexão maior com a comunidade, superando os vídeos tradicionais em todas as métricas que importavam para montadora.


Na campanha de tráfego, os anúncios novos tiveram 32% mais rentabilidade no custo por sessão iniciada no site da Fiat comparado aos conteúdos que vinham sendo usados antes. Além disso, apresentaram um Connect Rate 36% maior ‒ o que indica uma melhora na qualidade da audiência que foi levada à página da marca.


Já na de conversão, otimizada para o evento “Monte Seu Carro” no site da montadora, o custo por sessão foi 16% menor com os vídeos do TTCX. E o pessoal engajou: o custo por configuração de modelo foi 49% mais baixo entre os usuários que chegaram ali, comparado a quem clicou no criativo antigo. E o teste ainda apontou para uma rentabilidade 63% maior no custo por lead nos conteúdos feitos via Creative Exchange.


Ou seja, ficou provado por A mais B que os novos conteúdos nativos têm um poder incrível para otimizar campanhas e gerar mais oportunidades de negócios para sua marca. Bora anunciar com a gente?