Histórias de sucesso

Magazine Luiza

Magazine Luiza comprova: o TikTok tem impacto incremental até nas conversões offline

Magazine Luiza | História de sucesso no TikTok for Business magalu logo novo
+7,8 %
de conversões incrementais nas lojas físicas
O objetivo

E essas conversões offline aí, são incrementais?


O sonho de unir o físico com o digital já é uma realidade para o Magalu no TikTok. O varejista implementou com sucesso a nossa API de Conversões Offline e, desde o segundo semestre de 2023, tem conseguido atribuir vendas nas lojas físicas às campanhas na plataforma – e até otimizar a entrega de novos anúncios.


Mas ainda que atribuir os resultados ajude a ter uma visão legal do efeito do TikTok no off, o Magazine Luiza queria entender essas conversões offline mais a fundo. Afinal de contas, será que ver anúncios da marca por aqui realmente estava influenciando a galera a ir até a loja? Quanto desse impacto é incremental e só rola por causa das campanhas do Magalu na nossa plataforma?


A solução

Um estudo para além do online


Um estudo que a gente sempre recomenda pra empresas que querem medir conversões incrementais é o de Conversion Lift. Numa análise dessas, a audiência da campanha é dividida em dois grupos similares, e só um deles vê os anúncios da marca no TikTok. Para o outro, é como se nada estivesse acontecendo. No final, são comparados os volumes de conversões feitos por ambos os grupos, e a diferença entre eles é atribuída aos anúncios na plataforma, a única variável relevante entre os dois.


Para o Magalu, a recomendação não foi muito diferente, mas veio acompanhada de um convite. Até então, um Conversion Lift normal não resolveria a dúvida de incrementalidade do varejista, porque não cobria conversões offline – só online. A marca, então, foi chamada pra ser a primeira a testar um "Conversion Lift 2.0" no mundo, esse sim capaz de medir os eventos de conversão no off.


Fora essa diferençazinha, não teve muito mais segredo. O Magalu já vinha rodando campanhas focadas em gerar mais conversões offline, então sabia bem o que fazer.


No lado da mídia, conduzido junto com a Monks, o Magazine Luiza botou pra funcionar uma estratégia para alcançar consumidores em cidades com lojas físicas da marca por todo o mês de julho. Foi uma campanha de leilão com objetivo de alcance, pra chegar no máximo possível de pessoas. Mas nada de ficar só na segmentação ampla: o Magalu aproveitou os aprendizados de meses anteriores e apostou também em levar anúncios pra quem já tinha comprado offline e para pessoas parecidas com esses clientes.



Do lado criativo, a marca trabalhou mais uma vez com um parceiro que conheceu via TikTok Creative Exchange, a Allfluence, que a conectou com talentos especialistas em criação para TikTok. Essa galera ajudou a dar escala para a criatividade, desenvolvendo rapidinho uma série de criativos destacando a nova "Liquida de Milhões" do Magalu, que oferecia descontos de até 70%. Era a receita para o sucesso.


Os resultados

Sucesso no on e também no off


O estudo de Conversion Lift offline mostrou que a estratégia do Magalu foi certeira e o que o TikTok realmente funciona como um canal pra gerar vendas incrementais em lojas físicas.


Pela análise, o Magazine Luiza descobriu que nossa plataforma ajudou a trazer 7,88% mais conversões incrementais, que não teriam acontecido se não fossem os anúncios por aqui. Ou seja, a galera que viu a campanha da marca por aqui realmente foi influenciada a visitar e comprar numa loja física da marca.

quote marks - razzmatazz

Estamos explorando o TikTok para direcionar mais tráfego às lojas físicas, testando e ajustando formatos para maximizar os resultados. Os testes recentes foram cruciais para confirmar que estamos no caminho certo. Vamos conquistar novos públicos e gerações, ampliando nossa relevância na plataforma e aumentando as vendas no físico.

Vanessa Machado
Gerente de Mídia, Magalu