4 dicas de marcas que hitaram no TikTok – e esgotaram as prateleiras
23 de setembro de 2022
TikTok For Business
Best Practices
O TikTok mudou a forma como as pessoas compram. A gente já falou aqui e aqui: a jornada de compra deixou de ser um funil pra virar um loop infinito na nossa plataforma. E as empresas que entenderam essa mudança e começaram a trabalhar com a comunidade já estão se dando bem.
Embelleze e Sephora são dois casos de sucesso. Ambas as marcas são de uma categoria que tem tudo a ver com o TikTok e que também está sendo transformada pelo nosso app: a de cuidados pessoais. Por aqui, 85% dos usuários dizem que compraram algum produto do tipo só no último mês.1 Eles descobrem as últimas tendências na nossa plataforma, onde são feitas mais de 115 mil publicações sobre o tema por semana, em média.
113 bilhões
de visualizações nas principais hashtags sobre cuidados pessoas2
Essa popularidade toda fez as duas marcas esgotarem os estoques de alguns de seus produtos e mudarem suas estratégias quando vídeos sobre eles hitaram no TikTok.
No caso daEmbelleze,o hit foi oNovex Recarga de Queratina.A linha não era nem o foco da marca no segundo semestre de 2021, mas um review positivo de uma criadora de conteúdo com poucos milhares de seguidores viralizou em setembro. De repente, todo mundo queria comprar – inclusive os lojistas que distribuem os produtos da marca, que precisavam repor os estoques.
Já praSephora,o primeiro sucesso foi umabase da marca kvd beauty.A estratégia global de lançamento do produto era toda por meio do TikTok, trabalhando em conjunto com creators de beleza, e começou fora do Brasil. Nem precisou falar português para despertar a atenção do público local. Resultado: a "base do Tiktok", como as clientes procuravam nas lojas, foi um sucesso de vendas globalmente, e o estoque que deveria durar 4 meses se esgotou em menos de um.
As duas marcas tiraram alguns aprendizados desses dois hits que esgotaram nas prateleiras e hoje os colocam em prática em novos lançamentos. A seguir, a gente trouxe três deles direto da fonte pra você aproveitar também com a sua marca. Com a palavra, Cris Dantas, Gestora de Comunicação da Embelleze, e Cataldo Domenicis, Diretor de Marketing da Sephora Brasil.
"O conteúdo no TikTok é diferente. A gente ouve isso sempre, mas às vezes ainda quer mostrar a marca grandona nas peças, quer vender. É uma visão do offline, da TV, de que tem que colocar a marca pra aparecer, mas não é mais assim. O TikTok transformou esse comportamento. Não adianta a gente pegar um anúncio que a gente vai veicular na TV ou em outra rede e colocar no TikTok. [Para dar certo], é por meio de conteúdo nativo. Sabe aquele momento em que a gente tá assistindo a um TikTok, olha e fala 'Puts, era publi e eu não sabia!'? É esse o momento que a gente tem que conquistar o cliente."
-- Cris Dantas, Gestora de Comunicação, Embelleze
"Como marca Sephora, a gente estava em um processo de entender qual conteúdo ia performar melhor no TikTok no lançamento da base da kvd. Quando ele rolou lá fora, viralizou, o que fez o produto vir com uma força tão grande pra cá que a gente precisou conversar com nossa agência pra ter um time dedicado pra conteúdos no TikTok. Porque o grande aprendizado foi que não dá pra replicar conteúdo de uma rede na outra. O segredo é entender como a plataforma funciona, a linguagem dela. Ter uma pessoa focada nisso, seguindo e antenada com o que está acontecendo. Aí sim você consegue ter um retorno legal."
-- Cataldo Domenicis, Diretor de Marketing, Sephora Brasil
"A gente cresceu e impulsionou o Novex Recarga de Queratina de uma forma natural, orgânica, com criadoras pequenas inicialmente. Mas depois a gente fez uma estratégia de mídia. Hoje, a gente primeiro sente o que está vindo do orgânico, e aí pega esses conteúdos que funcionam e os transforma em mídia. Passei por isso recentemente: a gente fechou um TopView no TikTok e eu queria colocar um anúncio tradicional. Mas nosso atendimento sugeriu de fazermos um react. Bombou, porque react é um formato que as pessoas usam normalmente."
-- Cris Dantas, Gestora de Comunicação, Embelleze
"A gente começou a trabalhar fazendo esse equilíbrio entre orgânico e pago quando lançou a nova linha Rare Beauty [em 2022]. Foi um dos pilares do lançamento. Outro foi o de criadores de grande alcance, que a gente impulsionou. Assim, esses criadores conseguiram impulsionar os criadores menores, criando uma grande onda no TikTok que trouxe um retorno de vendas e de procura muito grande pra Sephora."
-- Cataldo Domenicis, Diretor de Marketing, Sephora Brasil
"O caminho que a Sephora segue hoje é esse: a gente usa conteúdo nativo, feito especialmente para o TikTok por pessoas que sabem criá-lo. E aí a gente impulsiona, por meio também da comunidade de criadores. E não dá pra ficar limitado só a creators grandes. A gente gosta de explorar novos cenários, novos nomes, porque a gente tem uma gama muito grande de pessoas com quem a marca quer conversar. Não é um target específico, a gente quer falar com perfis diferentes, ter um alcance maior."
-- Cataldo Domenicis, Diretor de Marketing, Sephora Brasil
"Na Embelleze, a gente tem um time de creators que a gente chama de Poderosas Embelleze. São criadoras nativas, contratadas e que cocriam com a gnete o tempo todo. E também tem o time Embelleze Dos Sonhos, só com criadores que querem falar com a marca e aprender com a gente. É muito legal porque capacita quem está começando. Mas claro, não adianta achar que a gente sabe tudo, porque a gente não sabe nada. O TikTok e os creators vieram pra mostrar isso pra gente. Então é preciso desconstruir esse pensamento sempre, pra cocriar, ouvir e fazer."
-- Cris Dantas, Gestora de Comunicação, Embelleze
"Não fiquem ligados só no last click. Ele é importante, mas o digital é legal porque a gente consegue mensurar tudo. Eu sei quanto tive de alcance, de salvamentos e compartilhamentos em uma publicação e muito mais. Então, não fiquem presos no last click, porque é muito maior do que isso."
-- Cris Dantas, Gestora de Comunicação, Embelleze
Se quiser mais dicas e ouvir tudo que essas duas marca têm a dizer, confira a conversa completa da Cris Dantas e do Cataldo Domenicis com a Gabriela Comazzetto, nossa Head de Soluções Globais para Negócios,no Walk the Tok!
Fontes:
(1) Pesquisa GWI, usuários brasileiros do TikTok, Q1 2022, Q4 2021, Q3 2021, Q2 2021, Brasil.
(2) Dados internos do TikTok, fev-jul/22