Você pode aprender muito com um vídeo que flopou, e a gente mostra como
Imagine a cena: você postou alguns vídeos no TikTok, mas nenhum deles teve as visualizações, reações ou o desempenho que você estava esperando. Como você se sente? Desanima? Querendo desistir da plataforma? Não! Você não. Porque você é resiliente e se guia por dados e resultados, e o TikTok está em seu plano de conteúdo desde ano. Então você decide que precisa explorar outras formas pra aproveitar a plataforma ao máximo.
Se você se viu nessa cena – ou só quer saber mais agora que a gente conseguiu sua atenção –, então vai adorar essas dicas que a gente trouxe sobre como flopar com sucesso. Se você não sabe, "flopar" é um termo popular no TikTok, que a comunidade usa pra descrever aqueles momentos em que alguém não alcança os resultados que queria com um vídeo.
Flopar (verbo): Do inglês "to flop", expressão usada para descrever o que acontece quando seu vídeo não tem os resultados que você estava esperando.
Antes de começar, um lembrete: flopar não significa falhar. Independentemente do número de visualizações, seguidores ou curtidas, testar novos formatos e criar conteúdo especificamente para a plataforma é uma vitória. A maioria dos criadores de sucesso dirá que testar e aprender fazem parte do processo criativo do TikTok.
Mas a gente é realista e sabe que você também tem expectativas sobre como seu conteúdo vai ser recebido pela comunidade. Por isso, a gente compilou algumas das preocupações mais comuns que os anunciantes têm sobre o desempenho de vídeos e, em seguida, trouxe conselhos sobre como lidar com elas.
A gente ainda recebeu uns insights de dois criadores que também são empreendedores: o professor de inglês Tiago Rocha, que no TikTok é o @teachertiagorocha, e a Aline Djanikian, da joalheria @macchi_________. Os dois sabem bem do que estão falando, porque enfrentam esse desafio todo dia – e compartilham mais alguns aprendizados no Vem Comigo, novo guia do TikTok pra empresas que querem dar os primeiros passos rumo ao sucesso na plataforma.
Bora aprender como flopar com sucesso?
Não tem como enfatizar isso o bastante, mas por favor, novamente: não considere um engajamento abaixo do esperado como um sinal de fracasso. Se um vídeo seu não tiver a reação que você esperava, ele ainda assim pode ajudar você a refinar sua estratégia e se sair melhor da próxima vez – especialmente se você seguir essas dicas.
Se você acha que seu TikTok não ficou bom, não se preocupe. É tudo parte do processo criativo. "Quando eu comecei a criar para o TikTok, comecei também a fazer alguns testes, até entender o que a minha comunidade gostava de ver", disse Aline.
Os usuários do TikTok abraçam quem arrisca: 79% deles concordam que o TikTok é um lugar para as marcas demonstrarem um pouco de personalidade e se expressarem – e essa expressão leva algum tempo para descobrir.
79% dos usuários do TikTok preferem quando as marcas mostram que entendem os vídeos do TikTok e não apenas tentam fazer anúncios
Se você sentiu que um de seus vídeos do TikTok não vai ter um desempenho legal, não se preocupe. Provavelmente isso significa que ele terá poucas visualizações, mas só isso – não é que ele vai afetar sua imagem como marca. Continue usando a plataforma e consumindo conteúdo, porque isso ajuda a encontrar novas tendências pra seguir e tentar uma tática diferente da próxima vez.
Quando um vídeo seu no TikTok tiver baixo engajamento, pode não ser uma questão de mensagem, mas sim de forma. É algo que dá pra contornar pensando em vários ganchos pra uma mesma história. Nada muito complexo, só uns ajustes pequenos mesmo, como:
Filmar outras opções de introdução pros vídeos, chamando atenção de novas formas
Fazer versões de vídeos falando direto para a câmera, com narração ou sem fala
Experimentar diferentes formatos de vídeo e sons – temos um site onde você pode se inspirar com anúncios e vídeos populares no TikTok e outro com sons livres de royalties
78% dos usuários do TikTok concordam que não há problema em as marcas tentarem maneiras diferentes de criar conteúdo
A versão que se conectar melhor com os usuários do TikTok provavelmente vai ter mais tração no nosso sistema de recomendação de conteúdo e, como resultado, você verá um maior engajamento da comunidade.
Observe todas as tendências, formatos e estilos que você testa e anote quais geram o melhor engajamento. Assim, você vai ter um banco de opções para escolher quando for criar mais vídeos.
77% dos usuários do TikTok dizem que gostam quando as marcas usam tendências, memes ou desafios no TikTok para criar novos vídeos
A forma como você vai reagir a comentários negativos vai depender do que os usuários estão dizendo e da forma como eles estão dizendo. Mas, de um modo geral, a gente tem algumas práticas recomendadas que você pode seguir.
Na maioria das vezes, desativar os comentários só piora as coisas. Pode parecer que sua marca está sendo cautelosa demais e acabar gerando mais sentimentos negativos entre os usuários. Pra uma marca, é mais interessante manter o espaço aberto, até pra fortalecer a comunidade.
"Nossa comunidade no TikTok ficou tão forte que, hoje, se alguém pergunta em um vídeo como faz para comprar, alguém já vai lá e responde antes mesmo de a gente chegar", disse Aline.
Pode ser uma boa responder a comentários negativos, desde que sua resposta corresponda ao tom do feedback e preserve os valores da sua marca.
76% dos usuários concordam que marcas que marcas que postam ou respondem comentários parecem mais parte da comunidade
Por exemplo: a Eugene J. Candy Co., uma pequena marca de doces dos EUA, postou um vídeo sobre suas balas azedas cobertas de chocolate – e os usuários comentaram dizendo que ficaram enojados com a ideia.
Claro, as pessoas não estavam criticando o vídeo seriamente, o que deu espaço pra empresa dar like nas críticas e deixar respostas divertidas, especialmente porque os usuários gostam quando as marcas entram nos comentários.
Também pode ser valioso validar as preocupações dos usuários, especialmente se o tom deles for mais sério. Nesses casos, vale reconhecer o que está acontecendo e deixar a pessoas nos comentários saberem que você está analisando o caso pra resolvê-lo o mais rápido possível.
73% dos usuários dizem sentir uma conexão mais profunda com as marcas com as quais interagem no TikTok em comparação com os outros sites e aplicativos que usam
Comentários negativos, afinal, nem sempre são algo ruim. Anote o que as pessoas estão dizendo nos comentários, porque uma opinião honesta pode ajudar a refinar sua estratégia de conteúdo e até a fidelizar o público. "Eu fico sempre muito atento ao feedback da comunidade, porque os comentários indicam o que eles gostam e querem ver", disse Tiago.
Sempre há uma chance de isso acontecer. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para reduzir o impacto desses vídeos negativos quando (e se) eles aparecem.
Construa uma presença orgânica. Se você fizer vídeos que falem sobre sua marca de uma forma mais alegre, divertida ou envolvente, poderá impactar a forma como as pessoas veem o negócio.
69% dos usuários do TikTok dizem que se sentem mais próximos das marcas que usam o TikTok
Não sabe por onde começar a criar seus vídeos pra construir essa presença? A gente tem algumas ideias e mais uma dica: a chave é se planejar. "Eu primeiro planejo todos os vídeos que eu quero gravar na semana, e só depois eu começo a gravar", disse Tiago.
Creators podem ter uma visão completamente diferente do que é mais valioso em uma marca. Quando um criador de conteúdo compartilha essa impressão, ele diversifica as perspectivas que existem sobre a sua marca no TikTok e aumenta a chance de alguém encontrar um vídeo positivo em sua página Para você.
78% dos usuários do TikTok concordam que as melhores marcas no TikTok são aquelas que eles sentem que estão compartilhando ideias e trabalhando em conjunto com os usuários
Novamente, não há uma única resposta certa – depende do seu negócio e do que você deseja alcançar com sua presença no TikTok. Mas, de novo, há algumas coisas que você pode fazer que podem ajudar.
No TikTok, não tem problema experimentar novos formatos, criar conteúdo sobre interesses mais nichados e surfar em tendências. Isso é até incentivado. Mas sua missão principal como marca deve ser clara, não importa como você conta sua história.
Se seu objetivo é se conectar entretendo e divertindo, garanta que seus vídeos sejam alegres e reflitam isso, independente do áudio de trend que você usar ou do creator com quem você estiver trabalhando. Ah, e não se esqueça de ouvir a comunidade!
"Eu comecei a ver resultados quando parei de criar conteúdos pensando em viralizar e comecei a criar pensando no que de fato a minha comunidade quer ver", disse Aline.
É uma boa também ter por perto pessoas que são heavy users do TikTok – ou você mesmo ser uma. Isso pode ajudar você e sua marca a se moverem mais rapidamente no app. Contar com alguém que usa o app pode ser a chave pra sua marca entrar em conversas e tendências em tempo hábil. Quanto mais alguém observar o que as outras pessoas fazem na plataforma, mais fácil vai ficar criar conteúdo que ressoe com nossos usuários.
Sua página Para você pode ensinar muito sobre o que está acontecendo no TikTok a todo momento. Mas se você quiser ver o que está acontecendo fora dela, vale conhecer o TikTok Creative Center, que traz insights da plataforma, recursos de descoberta de tendências e ferramentas criativas. E se você quiser saber mais sobre contar histórias no TikTok e sobre o que nossos usuários querem ver na plataforma, visite nossas Trend Stories (em inglês), que mostram como as marcas podem ser o personagem principal na plataforma. Não é isso que todos nós queremos, afinal?
Fonte de todos os dados: TikTok Marketing Sciences Global Community e Self-Expression Study 2021 conduzidos pela Flamingo.