E o vencedor é...
Conheça as marcas e agências que venceram em cada categoria do TikTok Ad Awards 2022
A noite foi de celebração. Nesta segunda-feira, anunciamos as marcas e agências vencedoras do primeiro TikTok Ad Awards do Brasil. E foi sem repeteco: cada uma das sete categorias do nosso prêmio pras empresas que hitaram na plataforma teve uma ganhadora diferente.
Lançado em outubro de 2022, o TikTok Ad Awards foi pensado pra reconhecer e celebrar quem mais tem abraçado nossa plataforma e, mais do que isso, alcançado resultados incríveis nela.
Foram quase 200 cases inscritos em 40 dias. Todos foram avaliados em duas fases, por jurados que são profissionais do mercado e que entendem muuuito de publicidade. O processo todo e as avaliações foram conduzidas e validadas pela consultoria Ipsos.
Desenhamos uma premiação com categorias bem complementares, que reconhecem desde criatividade e performance até diversidade. Esperamos que o prêmio ajude a disseminar boas práticas e referências para as empresas que ainda não investem na plataforma. TikTok é para todos -- para empresas de todos os tamanhos e todos os setores, e para empresas que buscam tanto fortalecimento de marca como vendas.
De cocriações com creators e com a comunidade a usos inteligentes dos nossos formatos e de som no TikTok, as marcas e agências vencedoras do nosso primeiro TikTok Ad Awards deram aula e mostraram bem o que empresas precisam fazer pra ter sucesso no app.
Mas sem mais delongas, vamos aos finalistas e aos ganhadores de cada categoria do TikTok Ad Awards 2022.
Um planejamento bem pensado só fica completo quando você encontra o formato certo. É a cereja do bolo na estratégia, aquela peça final do quebra-cabeça que vai definir como a sua marca vai aparecer na For You do TikTok e que pode fazer toda a diferença no fim.
Na primeira categoria do TikTok Ad Awards, a gente queria premiar os cases em que um formato do TikTok foi essencial pro resultado. Sabe aquele Branded Mission ou Hashtag Challenge que trouxe muito engajamento e fez a marca ser a mais lembrada pelos usuários? Aquele Branded Effect que caiu nas graças da comunidade e apareceu nos vídeos de todo mundo? Ou até aquele Spark Ad que foi a faísca que o vídeo de um creator com a sua marca precisava pra bombar? Teve tudo isso na final dessa categoria.
Sabe aquelas fichas com nomes de atores e atrizes que aparecem no Prime Video quando você pausa o filme ou a série? Com um Branded Effect, o serviço de streaming as trouxe para o TikTok, divulgando o efeito em vídeos feitos por criadores de conteúdo da plataforma.
Veja um dos vídeosEm um Branded Hashtag Challenge pensado para o Rock in Rio, o Itaú desafiou os usuários do TikTok a duetar com a marca e com creators que trabalharam com ela. Ao som de um remix da famosa música do banco, feito pela Pedro Sampaio, os usuários tinham que reproduzir uma coreografia feita pela Vanessa Lopes pra concorrer a ingressos para o festival.
Veja um dos vídeosA partir de um vídeo viral de uma cliente da Macchi, a loja de alianças começou a se aliar a outros criadores de conteúdo do TikTok pra criar ainda mais vídeos sobre seus produtos. Mas sem depender de grandes nomes: a marca foi atrás de outras pessoas que se conectavam com ela, pra impulsionar os conteúdos como Spark Ads e alcançar ainda mais clientes em potencial.
Veja um dos vídeosSobe o som! O TikTok é uma plataforma sound-on – ou seja, que a maioria dos usuários consome com o som ligado. Aqui, a gente queria premiar a marca que melhor se aproveitou disso pra se conectar com a comunidade, passar uma mensagem e alcançar resultados de negócios. Se a campanha ou vídeo foi pensado com o som em mente, valia de todo tipo: narração, áudio viral ou original e, claro, músicas feitas só pra campanha e até canções famosas.
O formato de dueto bomba no TikTok, e o Burger King o aproveitou pra divulgar sua plataforma BK Delivery de uma forma inusitada: publicou um vídeo com áudio original, de um atendente anotando pedidos, e o abriu pra que usuários duetassem e pedissem seus lanches direto no TikTok.
Veja um dos vídeosPra aproveitar a febre do funk no Brasil, a Samsung criou uma campanha exclusiva do smartphone Galaxy A para o país no TikTok. Em um Hashtag Challenge, a marca desafiou usuários a mostrarem situações absurdas em vídeos, usando uma música autoral do Pedro Sampaio como trilha.
Veja um dos vídeosPiseiro também é um gênero 100% a cara do Brasil – e foi exatamente nesse ritmo que o will bank regravou o jingle da marca, baseado em um funk do Kevin O Chris. A música virou o tema de um Hashtag Challenge no TikTok: usuários foram desafiados a mostrar aqueles momentos em que o cartão do banco os ajudou a evoluir, usando o som de trilha sonora.
Veja um dos vídeosParcerias com criadores de conteúdo podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua marca no TikTok. E na terceira categoria, a gente quis premiar quem trabalhou melhor com eles. Mais do que os resultados, a gente queria reconhecer as marcas e agências pela estratégia por trás da parceria. Como a empresa chegou aos criadores escolhidos? E como foi o trabalho de cocriação com eles?
A Avon convidou a crítica de cinema Isabela Boscov, que estava dominando o TikTok com áudios de seus reviews de filmes, pra falar de maquiagem. E é claro que o áudio original gravado por ela, avaliando as bases da marca, estourou na plataforma e rendeu muitas cocriações com usuários.
Veja o vídeoA Coca-Cola adaptou o áudio da trend "Coca-Cola Light, Coca-Cola Normal e Coca-Cola Zero", de um vendedor chamado Faisan, em um piseiro produzido pelo creator e músico McNau pra criar uma conexão ainda mais forte com a comunidade brasileira no TikTok.
Veja o vídeoAntes "Feito Para" as pessoas, o Itaú adaptou seu posicionamento e virou #FeitoCom no TikTok: feito com criadores de conteúdo, contando histórias junto com a perspectiva deles pra se conectar ainda mais com a comunidade.
Veja os vídeos na @A gente sempre recomenda que marcas fiquem de olho no que está em alta no TikTok. Mergulhar de cabeça em uma tendência, de um jeito que tenha a ver com a empresa, seu produto ou seu serviço, pode fazer você hitar no app e trazer resultados incríveis.A marca surfou numa trend nos últimos meses – e teve bons resultados? Então ela era uma forte candidata nessa categoria aqui, que premiou quem melhor aproveitou uma trend pra hitar.
A adaptação do áudio viral do vendedor Faisan também concorreu aqui. O remix do som, feito pelo McNau, foi pensado pra aproveitar a trend de uma forma diferente, num ritmo bem brasileiro, pra conectar a marca ainda mais com os usuários locais.
Veja o vídeoUma trend orgânica se formou em volta do Duolingo: usuários passaram a printar os melhores comentários da corujinha no TikTok e reuni-los em vídeos próprios pra viralizar. A marca aproveitou para estimular a comunidade e ainda fez seu próprio TikTok lendo comentários de usuários.
Veja o vídeoNo mês do cliente, setembro, o Burger King surfou na onda do hit "Deixa Baixo Deixa Baixo" com a própria versão da música, "Deixa Baixo Preço Baixo", também gravada pela Vanessa Apetitosa. Teve vídeo com a Patrícia Ramos e tudo mais.
Veja um dos vídeosTikTok é tendência, mas, acima de tudo, é cocriação. Os usuários do nosso app estão sempre abertos a criar com marcas, e aquelas que sabem explorar isso têm tudo para se dar bem e alcançar mais gente – e, quem sabe, obter melhores resultados de negócio.
Essa categoria é sobre isso: empresas que souberam trabalhar junto com a comunidade pra chegar mais longe. Aqui, entrava desde o Hashtag Challenge que envolveu milhões até o Costurar que conquistou os usuários e, de quebra, trouxe mais clientes pra empresa.
Assim que as datas da edição 2022 do Rock in Rio foram confirmadas, a marca chamou as pessoas para criarem seus próprios vídeos usando a música tema do festival no TikTok. Os melhores ainda podiam ganhar um par de ingressos para o evento.
Veja um dos vídeosAquela trend em que o Duolingo surfou foi fruto de um trabalho consistente da marca, interagindo sempre com a comunidade nos comentários. As respostas da corujinha eram tão acertadas que usuários passaram a fazer seus próprios vídeos elencando os melhores – o que serviu pra incentivar a marca a continuar e até fazer o seu.
Veja o vídeoDominando a For You do TikTok com a música e a coreografia de "Falta Você", Thiaguinho foi a estrela dessa ação do Méqui no app. No desafio, criadores da plataforma tinham que fazer um dueto com o cantor: enquanto ele comia a méquizice dele de um lado, do outro a pessoa mostrava seu próprio pedido cantando uma versão do hit criada especialmente pra campanha.
Veja o primeiro vídeoDiversidade, equidade e inclusão importam – muito, e cada vez mais.
Nessa categoria, a gente queria reconhecer as marcas que mais levaram isso em conta em suas iniciativas no TikTok. A gente queria ver e ouvir histórias de marcas que se engajaram e promoveram causas e até mesmo projetos relacionados a elas. E que histórias, viu?
Inspirado na trend com a música "That's Not My Name" da dupla The Ting Tings, o desafio #ThatsNotMyName da Dove chamou creators pra recordar os nomes e apelidos que recebiam de amigos e familiares na infância e na adolescência.
Veja um dos vídeosMais da metade da população mundial menstrua pelo menos uma vez por mês. Mas menstruação sempre foi um tabu social. A campanha #DeixaFluir da Sempre Livre foi pensada pra naturalizar os fluídos e iniciar diálogos, trazendo pessoas que menstruam pra contar suas histórias e falar mais abertamente sobre o tema no TikTok.
Veja um dos vídeosNo mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Mercado Livre quis celebrar as vozes da comunidade com a Feat Store, uma plataforma musical com samples e um chroma disponíveis. Cantores independentes podiam baixar e usar pra fazer feats com uma das maiores estrelas brasileiras atualmente. A campanha no TikTok teve tutoriais em vídeo e uma hashtag oficial, #MaisUmaVoz, para os usuários incluírem nos seus posts.
Veja um dos vídeosConsistência é chave no TikTok, e nosso último prêmio foi pra marca que melhor abraçou essa ideia. O melhor perfil não é o da empresa que teve mais sucesso em campanhas de publicidade no app. Nem o que mais postou conteúdo orgânico que viralizou no TikTok, ou que mais cocriou com a comunidade e com criadores.
O perfil que é a elite, na verdade, é o da marca que melhor combinou isso tudo pra explorar todo o potencial da plataforma e tirar os melhores resultados no fim.
O Guaraná Antarctica também apostou no TikTok pra se conectar com um novo público e se tornar uma marca nativa digital. Pra isso, mais do que rodar anúncios, a marca se tornou uma usuária ativa do TikTok, com vídeos cocriados com creators e publicados praticamente todo dia.
Veja a @A Avon entrou no TikTok pra renovar sua imagem de marca centenária. Mas mais do que campanhas e anúncios de seus produtos, a marca tem feito inúmeras parcerias com criadores pra sempre ter conteúdo orgânico novo e conectado com as tendências da plataforma.
Veja a @Dá pra um banco ser ativo no TikTok de forma autêntica? O Itaú tem mostrado que sim: com o novo posicionamento #FeitoCom, em vez de "Feito Para", a marca se juntou a criadores de conteúdo pra contar as histórias e passar as mensagens que precisa de uma forma que só eles sabem fazer.
Veja a @No fim, o TikTok Ad Awards e essa incrível seleção de marcas finalistas mostram que o mercado está abraçando o que nossa plataforma tem a oferecer: o entretenimento, a cultura, a comunidade de creators e uma nova forma de fazer publicidade pra criar campanhas que realmente impactam.