Você não está sonhando
Conheça as marcas e agências que levaram cada categoria do TikTok Ad Awards 2023!
Quais marcas mandaram melhor no TikTok em 2023? Essa última terça foi dia de responder a essa pergunta e anunciar quem realizou o sonho de vencer o TikTok Ad Awards 2023. A segunda edição do nosso prêmio pra reconhecer as melhores iniciativas publicitárias de marcas e agências na plataforma teve repeteco dessa vez, com um mesmo vencedor levando duas categorias. E olha só: rolou até bicampeonato.
Lançado em junho deste ano, o TikTok Ad Awards 2023 recebeu 260 inscrições de mais de 150 empresas e 40 agências diferentes ao longo de mais 3 meses. Foram 34% mais cases do que em 2022, avaliados de novo em duas rodadas de júri por um grupo de mais de 70 profissionais gabaritados do mercado publicitário. Todo o processo e as avaliações foram conduzidos e auditados pela consultoria Ipsos.
Foram cases de empresas de todos os tamanhos, que sonharam grande e fizeram inúmeras parcerias com creators, engajaram com a comunidade, exploraram diferentes formatos e deram aula de como fazer publicidade no TikTok. Mas chega de apresentações. Bora conhecer os vencedores de cada categoria do TikTok Ad Awards 2023?
Um bom planejamento só fica completinho mesmo quando você encontra o formato de anúncio certo. É a cereja do bolo na estratégia, aquela peça final do quebra-cabeça, o ying do yang que vai definir como a sua marca vai aparecer na For You do TikTok. Já deu pra sacar como ele é essencial?
Da mesma forma que no ano passado, na primeira categoria do TikTok Ad Awards, a gente queria premiar os cases em que um formato ou a solução de anúncio do TikTok foi fundamental para o resultado da ação. Sabe aquele TopView que, não fosse por ele, sua campanha nem teria gerado tantas vendas? Ou aquele Branded Effect com o qual a comunidade engajou horrores, tipo no caso do vencedor de 2022? Era disso que a gente estava falando.
Boti e a agência SoWhat apostaram no complemento interativo de Seleção de histórias para lançar a nova linha de produtos da marca, toda inspirada em séries da Netflix. Assim como nas produções interativas da plataforma de streaming, em que o espectador escolhe o rumo que a história vai tomar, a peça de O Boticário dava duas opções para o usuário continuar assistindo. A estratégia moveu as métricas de branding e ainda impactou o volume de vendas entre um público mais jovem, que era o target da marca.
Afinal, a praia é mesmo democrática? Dove e a agência Soko lançaram um Branded Mission que chamava nossa comunidade pra refletir e falar de diversidade na chegada do verão. A missão convidava os creators a gravar um vídeo na linha da trend "Abaixe um Dedo", abaixando um dedo da mão se já tivessem passado por alguma das situações narradas num áudio original da marca.
Para criar uma conexão com um público mais jovem, Méqui apostou no saudosismo de um clássico sertanejo também em um Branded Mission. E foi certeiro! A comunidade engajou no desafio de criar conteúdos usando o áudio da marca para mostrar aqueles momentos em que não dá pra negar as aparências, nem disfarçar as evidências: a vontade de comer um Méqui bateu.
Sobe o som! O TikTok é uma plataforma sound-on – ou seja, que a maioria dos usuários consome com o som ligado. Aqui, a gente queria premiar a marca que melhor se aproveitou disso pra se conectar com a comunidade, passar uma mensagem e alcançar resultados de negócios. Se a campanha ou vídeo foi pensado com o som em mente, valia de todo tipo: narração, áudio viral ou original e, claro, músicas feitas só pra campanha e até canções famosas.
Quem é fã de esporte conhece bem o carisma do Rômulo Mendonça, né? O Prime Video Sport e a agência VOA chamara a comunidade para fazer declarações de amor inesquecíveis, como “meu amor, quero estar com você pelo resto da vida, tipo a sobrancelha do Anthony Davis", usando áudios gravados pelo narrador. A hashtag #sirigaitadoamor teve quase 5 milhões de visualizações durante a ação, e o engajamento nos vídeos foi acima da média do TikTok!
O que melhor do que um hit nostálgico pra lançar uma Branded Mission no TikTok? Foi nisso que a 99 apostou. A marca e a agência CP+B criaram um remake da “Dança da Motinha”, aquele clássico dos anos 2000, pra promover o seu novo serviço 99 Moto. A campanha reuniu ninguém menos do que Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco e MC Tchelinho, do Heavy Baile, pra regravar a música que a comunidade amou. A estratégia teve resultados de marca bem acima da média da categoria.
O Boticário e a agência SoWhat queriam criar uma campanha que criasse uma trend sobre toda forma de amor no mês do orgulho. Com um remix do áudio do guru dos apaixonados, Estevão Ferreira, feito pelo creator MC Nau, a marca criou uma verdadeira sensação na comunidade do TikTok. O Branded Mission gerou milhares de vídeos cocriados pela comunidade. O amor apocalíptico e inevitável da campanha do Boti mostrou que, quando o assunto é amor, a comunidade segue mesmo a trend.
Parcerias com criadores de conteúdo podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua marca no TikTok. E na terceira categoria, a gente quis premiar quem trabalhou melhor com eles. Mais do que os resultados, a gente queria reconhecer as marcas e agências pela estratégia por trás da parceria. Como a empresa chegou aos criadores escolhidos? E como foi o trabalho de cocriação com eles?
Bubbaloo é uma marca icônica entre os millennials, mas ficou cinco anos sem anunciar e precisava se conectar com a nova geração. Junto com a agência David Brasil, a marca recrutou um squad de creators pra criar uma campanha incrível no TikTok, incluindo @mcnau, @putsoago, @mardonstudios, @majutrindade, @nobodysausage e @billwave. Foram vídeos com músicas, receitas com Bubbaloo, velas artesanais, dicas de produção fotográfica e até criação de tapetes com aquela vibe ASMR. O sucesso foi tanto que o Bubbalab conquistou mais de 40 milhões de visualizações ao longo do ano.
A Neutrogena e a agência Wunderman Thompson apostaram em um reality show no TikTok, reunindo creators pra descobrir quem tinha o rosto mais hidratado do Brasil. Com a apresentação de Manu Gavassi, de cara, só o teaser da campanha já teve mais de 20 milhões de visualizações e chuva de engajamento. A campanha teve sete episódios e contou com a participação dos creators Blogueirinha, Larissa Gloor, Bielo Pereira, Ademara e Gui Sousa. Não tinha como ser diferente: a comunidade amou a campanha, que teve 117 milhões de visualizações no total e ainda estimulou a venda do produto nas lojas.
O Boticário e a agência SoWhat se uniram ao creator Marcus Eni, ator e dublador que viralizou no TikTok em 2023 com hits do seu personagem, o macaquinho Severino. A marca entrou na trend e traumatizou os gringos aprendendo português com os vários significados de palavras como boticário e sombra. Com o ritmo animado da música, O Boticário conseguiu transmitir a sua mensagem à comunidade com leveza e autenticidade. O resultado foi uma ação com vibe orgânica que teve 9,7 milhões de visualizações.
A gente sempre recomenda que marcas fiquem de olho no que está em alta no TikTok. Mergulhar de cabeça em uma tendência, de um jeito que tenha a ver com a empresa, seu produto ou seu serviço, pode fazer você hitar no app e trazer resultados incríveis.A marca surfou numa trend nos últimos meses – e teve bons resultados? Então ela era uma forte candidata nessa categoria aqui, que premiou quem melhor aproveitou uma trend pra hitar.
Natty ou fake natty? O creator Rodrigo Góes criou uma trend marcante no TikTok ao analisar shapes de atletas e personalidades da internet, julgando quem usava ou não o “suco”. O Burger King, junto com a David Brasil, mostrou que dá pra surfar nas tendências de forma totalmente natural. O creator analisou lanches e o veredicto foi claro: o Whooper não tem só um look aesthetic, como também é o verdadeiro true natty, enquanto a concorrência usa aditivos artificiais. A ação teve incredible results. Foram 6,8 milhões de visualizações, 235 mil likes, 34,3 mil compartilhamentos e 5,8 mil comentários.
A Braé monitorou as trends do TikTok e encontrou uma ótima pra surfar: o teste de protetores térmicos. Creators estavam fazendo vídeos mostrando o efeito desses produtos em fatias de pão que eram colocadas em torradeiras ou em fritadeiras elétricas. A marca foi lá e criou a sua própria versão do teste, com o seu protetor térmico capilar. O vídeo levou a comunidade a produzir conteúdos refazendo o teste do protetor térmico da Braé, e teve uma taxa de retenção 14x maior do que a média dos demais conteúdos da marca.
O aplicativo de ensino de idiomas Duolingo contou com o pessoal da agência Jotacom pra aproveitar todas as oportunidades de entrar nas trends ao longo do ano. Foram muitas as surfadas do Duo em sua estratégia de conteúdo orgânico always on: teve a da Shakira, a da abelhinha e a da “por você eu bebo o mar”, só pra citar algumas. A coruja trabalhou sem parar mesmo. De janeiro a setembro, foram 224 milhões de visualizações orgânicas e 35 milhões de engajamentos, além de 1,76 milhão de novos seguidores no TikTok.
TikTok é tendência, mas, acima de tudo, é cocriação. Os usuários do nosso app estão sempre abertos a criar com marcas, e aquelas que sabem explorar isso têm tudo para se dar bem e alcançar mais gente – e, quem sabe, obter melhores resultados de negócio.
Essa categoria é sobre isso: empresas que souberam trabalhar junto com a comunidade pra chegar mais longe. Aqui, entrava desde o Branded Mission que envolveu milhões até o Costurar que conquistou os usuários e, de quebra, trouxe mais clientes pra empresa.
Junto da Jotacom, o Duolingo trouxe para o Brasil um programa chamado Creator's Day: durante dois dias intensos, reuniu um grupo de seis creators totalmente diferentes para criar conteúdo. Os vídeos feitos por eles resultaram em mais de 30 milhões de visualizações, e foram o pontapé inicial para lançar o Branded Mission #Hablanduo. A missão chamou a comunidade pra criar seus próprios vídeos mostrando que não têm vergonha de falar outro idioma. Foram mais de 500 conteúdos elegíveis recebidos pelo desafio, que tiveram 117,2 milhões de visualizações no TikTok.
O hexa não veio pra seleção brasileira, mas o Globoplay marcou um golaço com a campanha de cocriação #ToNoGloboplay. A marca lançou um Hashtag Challenge e um Branded Effect no TikTok, chamando toda a comunidade pra criar seus próprios vídeos simulando aquelas entrevistas que os jogadores dão pós-jogo. A ação gerou milhares de vídeos orgânicos e a hashtag passou do bilhão de visualizações.
O Boticário e a SoWhat fizeram uma campanha interativa com o formato Seleção de História, que permitia aos usuários escolher o que veriam a seguir nos anúncios. Mas além de ser a primeira marca de beleza do Brasil a usar o recurso, Boti também chamou creators e a comunidade pra mostrar como seriam os produtos da empresa no universo das séries da Netflix. A campanha moveu os ponteiros de branding, mexendo nas métricas de lembrança de anúncio, awareness e associação da marca ao tema "humor e entretenimento". Além disso, impactou no volume de vendas para consumidores mais jovens, aumentando os cadastros e o ticket médio desses target no site da marca.
Diversidade, equidade e inclusão importam – muito, e cada vez mais.Nessa categoria, a gente queria reconhecer as marcas que mais levaram isso em conta em suas iniciativas no TikTok. A gente queria ver e ouvir histórias de marcas que se engajaram e promoveram causas e até mesmo projetos relacionados a elas. E que histórias, viu?
A marca Dove e a agência Soko criaram uma campanha de inclusão pra mostrar que a praia é um lugar para todos. Chamou a comunidade pra fazer um vídeo na trend "Abaixe um dedo", respondendo a perguntas como “você já achou que a praia não era lugar pra você?” ou “já deixou de ir à praia por não se sentir confortável com o seu corpo?”. Foram mais de 1.700 vídeos criados pela comunidade no Branded Mission, que impactaram 62,3 milhões de pessoas no TikTok. A campanha ainda chegou até o litoral, com um modelo exclusivo de cadeira, maior e mais resistente, pra tornar a praia um lugar mais inclusivo.
Pra quebrar o tabu de falar sobre a vagina, a xereca, a pepeka, ou como você quiser chamar, a Gino-Canastem e o pessoal da agência IPG Mediabrands Brasil apostaram mais uma vez no Intensivão da PPK. A segunda temporada do curso gratuito feito com creators teve muito conteúdo pensado para o TikTok. A escola da saúde íntima não só ensinou sobre cuidados importantes pra saúde da pepeka, como também abordou temas muito pouco falados, como a saúde vaginal do homem trans e pessoas com vulva. A campanha foi um sucesso total, passando das 54 milhões de visualizações no perfil @intensivaodappk.
O Sebrae Nacional e a Moringa Digital lançaram a campanha chamada “O Negócio tá Preto” para destacar o empreendedorismo de pessoas pretas. Pra espalhar a mensagem no TikTok, a campanha contou com a participação de empreendedores e creators negros, que contaram as suas histórias tanto nos seus próprios perfis quanto no perfil do Sebrae. A primeira fase da campanha teve 5,7 milhões de impressões e já deixou claro: se o negócio tá preto, tá fazendo a diferença, gerando renda e impactando a economia do país.
Sabe aquele vídeo da sua marca que hitou, envolveu toda a comunidade no TikTok e fez as suas vendas dispararem? Ou aquela sua série de conteúdos que fez uma galera se interessar pelo seu curso e se matricular? Criatividade que converte é isso.
Nessa nova categoria, a gente queria reconhecer quem brilhou no lado criativo e viu as conversões aumentarem, fossem elas vendas, downloads de app, cadastros, matrículas... Vai do seu KPI. Valia conteúdo orgânico e pago – o importante era detalhar bem sua estratégia criativa e mostrar como ela ajudou nos resultados.
Como posicionar uma marca em uma conversa autêntica sobre relacionamentos? Pra fazer isso, o Tinder Brasil e a agência Jones criaram o “Match o Papo”, um videocast apresentado por Valen Bandeira, que entrevistou creators e artistas. A campanha teve mais de 250 conteúdos publicados no TikTok. Foi um verdadeiro hit, com 140 milhões de visualizações e 10 milhões de engajamentos nos vídeos. O número de seguidores do perfil do Tinder no TikTok explodiu, crescendo mais de 3.000% e chegando a 1 milhão de novos seguidores, o impacto veio forte nas métricas de marca e o volume de downloads e novos usuários no app vindos da nossa plataforma disparou.
A campanha da 99 com a agência CP+ recriou a “Dança da Motinha” e deu vida nova pra esse clássico dos anos 2000 pra lançar o serviço de transporte de passageiros 99Moto. A ação foi tão bem recebida pelos creators que a marca teve uma taxa de visualização completa nos vídeos 50% acima da média, mais de 23,7 milhões de visualizações e lembrança de anúncio duas vezes acima do benchmark da categoria no TikTok. No geral, a campanha teve ainda um dia de recorde de novos passageiros na plataforma da 99, que aproveitaram pra fazer sua primeira viagem usando 99Moto. O sonho de se tornar líder da categoria no Brasil deu certo e a campanha no TikTok teve um forte peso nisso.
A Creamy Skincare se perguntou se o TikTok realmente funcionava pra conversões de vendas de produtos para pele no seu site. Resolveu, então, ser a pioneira no mundo ao rodar um estudo de conversion lift web, que analisa o impacto da campanha na nossa plataforma nas vendas. Assim, a marca descobriu que o TikTok funciona, e muito: o estudo apontou um aumento incremental de 20% nas vendas – ou seja, vendas que não rolariam sem os anúncios na nossa plataforma. Com os resultados, a empresa ampliou seu investimento na plataforma, triplicou o volume de vendas em relação ao primeiro estudo e o retorno de investimento em anúncios subiu incríveis 75%. TikTok e skincare realmente têm tudo a ver.
Consistência é chave no TikTok, e nosso último prêmio foi pra marca que melhor abraçou essa ideia. O melhor perfil não é o da empresa que teve mais sucesso em campanhas de publicidade no app. Nem o que mais postou conteúdo orgânico que viralizou no TikTok, ou que mais cocriou com a comunidade e com criadores.
O perfil que é a elite, na verdade, é o da marca que melhor combinou isso tudo pra explorar todo o potencial da plataforma e tirar os melhores resultados no fim.
O Duolingo Brasil (@duolingobrasil) entregou tudo que se espera de uma marca no TikTok. O trabalho feito com a agência Jotacom envolveu a comunidade de forma orgânica ao surfar nas trends com muita leveza, bom humor e autenticidade – e ainda amplificou a mensagem usando mídia paga, com ações como a missão #Hablanduo. O que fez a diferença foi não só monitorar as tendências e entender como posicionar a marca nelas, como também ter um time dedicado de marketing apenas pro TikTok. Assim, a marca dominou a linguagem da plataforma, fosse com modelos, áudios ou memes. Prova disso é que a trend do “indo ali” bateu 19 milhões de visualizações e gerou 3,5 milhões de engajamentos orgânicos. O Duo provou o poder do timing, da adaptação da linguagem do meme e da linguagem da marca.
Bis (@oficialbis) estava à procura de uma nova plataforma pra chamar de sua e trabalhou junto com a agência David Brasil pra tornar o TikTok o seu lar. E foi sucesso. Bis virou uma verdadeira surfista de trends. Não podia ver uma marolinha se formando que já se jogava, mas também sem fugir das ondas gigantes. Foi realmente difícil passar despercebido no feed da da comunidade do TikTok. Em um ano, teve crescimento de 128% no número de seguidores na plataforma e conseguiu 374 milhões de visualizações pros seus vídeos, com 2,5 milhões de likes, além de muito resultado de negócio.
O Boticário (@oboticario) e a SoWhat fizeram juntas um belo trabalho ao longo do ano. A marca de cosméticos fez de tudo no TikTok, se unindo a creators pra espalhar suas mensagens e rompendo paradigmas estéticos com campanhas cheias de autenticidade. O Boti trabalhou com mais de 250 creators, criou uma aceleradora de criadores de conteúdo e ainda foi pioneira no uso em diferentes formatos de mídia no TikTok. Isso só podia mesmo ter dado muito certo. Foram 2,5 milhões de seguidores e 2,3 bilhões de visualizações de vídeos ao longo do ano.
No fim, o TikTok Ad Awards e essa incrível seleção de marcas finalistas mostram que o mercado está abraçando o que nossa plataforma tem a oferecer: o entretenimento, a cultura, a comunidade de creators e uma nova forma de fazer publicidade pra criar campanhas que realmente impactam.