Por dentro da estratégia always on de um ano de O Boticário para ganhar a comunidade do TikTok
Já não é mais segredo pra ninguém que O Boticário dominou as boas práticas e entendeu direitinho com fazer sucesso no TikTok, né? Não à toa a marca, que está sempre explorando novas formas e campanhas pra se conectar com a audiência por aqui, foi finalista em 5 categorias do TikTok Ad Awards em 2023, levando um prêmio.
Mas essa jornada até o sucesso começou com um objetivo simples e bem direto ao ponto: ser uma marca ainda mais reconhecida e próxima da audiência na plataforma. E a chave pra conseguir isso estava na consistência.
Consistência pra uma marca, aqui no TikTok, é ser always on. É ter uma variedade de conteúdo e de anúncios rolando toda semana na plataforma, pra manter a comunicação consistente com a nossa comunidade e não sair da cabeça dela. Mas nada de publicidade tradicional: como a gente já contou, a marca precisa entregar valor.
Constância, valor e variedade são as chaves pra ser mais do que always on no TikTok – é pra ser always engaged, sempre engajando com os usuários por aqui. E O Boticário pegou bem o espírito. Ao longo de 2023, a marca não parou em nenhum momento de criar novos conteúdos – sempre nativos e pensados pra TikTok –, e impulsionando tudo que dava com Spark Ads pra amplificar o alcance e chegar ainda mais longe.
Era conteúdo proprietário, mas também tinha muito vídeo feito com creators pra garantir a variedade. A marca sacou bem a importância deles pra uma estratégia de sucesso, e por isso trabalhou com vários deles no ano – desde apostas em quem estava em alta, até crias da sua própria “escola” de criadores de conteúdo, o Botiverso.
Essas parcerias foram essenciais pra O Boticário tirar o melhor da plataforma, divulgando a marca com diferentes vozes e perspectivas, e sem perder o tom leve, bem-humorado e autêntico do TikTok pra gerar valor. Ficou mais fácil até pra entrar nas trends em alta.
Os vídeos foram todos sendo publicados no perfil oficial, o @oboticario, e ganhando um impulso sempre que possível pra manter a constância e a frequência. Os objetivos variaram ao longo do ano, entre alcance e visualizações de vídeo, mas uma coisa não mudou: todo mês, não podia faltar um estudo de Brand Lift pra acompanhar as variações nas métricas de marca e ajustar se necessário. Não dava pra viver só de VTR e taxa de engajamento, né?
A estratégia always on – e always engaged – de O Boticário foi redondinha. E nem é só pelo sucesso da marca no Ad Awards, não: os estudos de Brand Lift feitos ao longo do ano também ajudaram a ver a evolução dos KPIs de branding por 2023.
Mas antes de entrar nos resultados, vale uma explicaçãozinha rápida. Um estudo de Brand Lift é um estudo de caso-controle, em que a gente pega uma parte da audiência de uma campanha e divide em grupos iguais.
O grupo teste vê os anúncios normalmente ao longo do período analisado, mas o grupo controle não. Ao final do período, são comparadas as respostas de ambos a uma mesma pergunta, tipo “Você viu algum conteúdo publicitário da marca X no TikTok nos últimos dias?”, que a gente usa pra avaliar lembrança de anúncio
Se 70% do grupo teste disse que sim, e 50% do grupo controle deu a mesma resposta, a gente pode cravar que o famoso ad recall teve um aumento incremental de 20 pontos (70 - 50 = 20). É incremental porque essa variação não teria acontecido se não fossem os anúncios no TikTok, única variável entre os dois grupos.
Enfim, com conteúdo e anúncios rolando sempre no feed, o maior impacto do always on de O Boticário foi na lembrança de anúncio. De janeiro até dezembro, o baseline do grupo teste cresceu 12,1 pontos percentuais. Ou seja, se lá em janeiro, o grupo teste do primeiro Brand Lift tinha tipo 50% de pessoas respondendo “sim” na pergunta de ad recall, em dezembro esse número já estava nos 62,1%.
Na favorabilidade – que é a opinião geral dos usuários em relação à marca –, o impacto também foi grande. No mesmo período, a variação no baseline foi de +7,4 pontos, o que quer dizer que cada vez mais gente foi ficando com uma visão positiva sobre O Boticário.
A parte mais curiosa, porém, foi a evolução do baseline também no grupo controle, que não via os anúncios de Boti. Mesmo não recebendo as campanhas, a comunicação contínua no TikTok ainda assim foi influenciando essa galera, trimestre a trimestre. Objetivo cumprido com sucesso.
Bem legal o que dá pra fazer com uma estratégia inteligente e monitoramento constante dos resultados, né? O always on no TikTok funciona! Bora começar também?