Insights
Marcas que pensam primeiro na comunidade não conseguem apenas views – elas conseguem resultados.
O TikTok entrega ao público o conteúdo que as pessoas adoram. Esse entretenimento na nossa plataforma é chave pra facilitar a descoberta de novos interesses e até de novas marcas e novos produtos. E é em torno desses pontos que se formam as comunidades por aqui. Empresas que conseguem identificar comunidades relevantes pra elas no TikTok e, mais do que isso, as colocam em primeiro lugar na hora de elaborar estratégias criativas são capazes de criar anúncios ainda mais autênticos, que geram mais impacto real.
É esse o poder das comunidades no TikTok – e é por isso que você tem muito a ganhar pensando community-first, primeiro na comunidade.
Olha o caso do eBay: a empresa cultivou uma base forte de seguidores entre os sneakerheads nos EUA ao se posicionar como o principal destino online para compra e venda de tênis. Num aceno pra essa comunidade, sua campanha #SneakerShowdown (ou "Duelo de Tênis", na tradução livre) aproveitou os Stickers de Votação para decidir os vencedores em um torneio eliminatório. Usuários foram convidados a votar entre os calçados competindo para coroar o grande vencedor. O "showdown" terminou com uma promoção no eBay, com desconto no tênis ganhador.
A campanha foi criativa e no timing certo: os Spark Ads interativos, com o sticker, foram promovidos enquanto o torneio de basquete universitário nos EUA estava rolando, o que ajudou o eBay a criar seu próprio fuzuê com a comunidade de sneakerheads.
Pra começar a colocar uma estratégia community-first em ação, como fez o eBay, a gente recomenda seguir três passos:
Encontre suas comunidades
Desenvolva sua estratégia de conteúdo
Crie conteúdo
Abrace comunidades e sua subculturas – é onde a verdadeira inspiração mora. Entre nossos usuários, 76% dizem que gostam quando as marcas fazem parte de grupos de interesse especiais no TikTok.¹
Considere as paixões do seu público-alvo como pontos de partida – de #gaming e #maternidade até #receitas e #mukbang — e depois teste com comunidades que talvez estejam fora do território tradicional da sua marca. A gente fala mais desse passo, numa estratégia com creators, nesse guia de TikTok Creator Marketplace.
Precisa de inspiração? Experimente a ferramenta de Keyword Insights, ou Insights de palavra-chave, pra descobrir as que mais ressoam entre sua audiência e indústria. Comece procurando por uma hashtag que seja relevante para o público que você pretende alcançar – por exemplo, tente #maquiagem se quiser falar com a comunidade de beleza no TikTok. A partir daí, a ferramenta vai mostrar interesses relacionados, que você pode usar pra ir além e explorar as subculturas e comunidades dentro de beleza.
Você também pode usar nossa ferramenta de Top Products pra mostrar os produtos mais populares e que mais vendem em anúncios no TikTok – e depois ver exemplos de anúncios reais na plataforma para colocar em prática. Não importa que tipo de produto você está anunciando, o Creative Center vai levar você na direção certa!
Você pode aproveitar um framework tipo stay-and-play (ou ficar-e-testar, numa tradução bem livre) pra identificar comunidades com as quais sua marca pode engajar, tanto em um território que ela domina quanto fora dele:
Fique nas comunidades "óbvias" para sua marca (por exemplo, a #techtok se você é uma marca de tecnologia)
Aumente seu público atual (pessoas leais à marca)
Foque em categoria, causa e interesse
Teste em novas comunidades inesperadas – por exemplo, experimente aparecer nos comentários de um vídeo de #gamertok como uma marca de fast-food
Alcance novas audiências
Foque em cultura, valores e inovação
Para ambas as suas comunidades do "fique" e do "teste", não deixe de explorar macro-comunidades, mais abrangentes, e micro-comunidades, que são mais de nicho. Ao fazer isso, você consegue cobrir uma ampla variedade de comunidades para se engajar – o que permite impulsionar a confiança e a performance da sua marca no curto e no longo prazo.
Aqui um exemplo: veja como um framework stay-and-play pode ser aplicado a uma marca de luxo.
Uma marca de luxo precisa estar em sintonia com as trends de moda, então é esperado que ela esteja numa comunidade como a #fashiontok.
Lá fora, uma subcultura da #fashiontok é a #gorpcore — que é usar, fora do contexto, roupas que são normalmente associadas e usadas ao ar livre, tipo peças impermeáveis. Ainda que o #gorpcore seja mais nichado, uma marca de moda de luxo não estaria tão deslocada ao aparecer nessa comunidade.
Testar
Ainda que uma comunidade enorme como #foodtok esteja fora do território de uma marca de luxo, há muitas oportunidades pra interagir com uma nova audiência. E tudo sem parecer fora do lugar, porque tem mais cruzamento e interesses em comum entre os universos foodie e fashionista do que pode parecer.
#miniatureworld é uma subcultura de nicho que é exatamente isso: maquetes com figuras em miniatura vivendo em seus mundinhos. Comunidades como essa oferecem toda uma variedade de formatos novos de conteúdo e parcerias com creators que talvez nunca tenham sido feitas antes. Lembre-se de focar na inovação nessas comunidades "teste".
Encontrar suas comunidades com um framework stay-and-play é um ótimo começo. E ainda que sua estratégia de conteúdo vá depender dos seus objetivos de marketing, aqui vão algumas coisas pra se ter em mente na hora de planejar:
Valor: Conteúdo que entretém, educa, conecta ou é pessoalmente relevante.
Variedade: Conteúdo que atende a diferentes necessidades (pensar, planejar ou comprar).
Além disso, construir uma estratégia de conteúdo no TikTok significa criar especificamente para a plataforma. Aqui estão algumas dicas para manter uma mentalidade TikTok-first:
Aposte no lo-fi (evite muito brilho)
Grave na vertical e em alta resolução
Mostre pessoas reais (creators, funcionários, clientes)
Use som
Use técnicas específicas de edição para TikTok
Tenha uma narrativa
Confira e acompanhe as normas da sua categoria e da vertical
Experimente novos formatos de conteúdo que usuários do TikTok abraçam e estão familiarizados, como o Photo Mode ou entrevistas na rua. Algumas comunidades preferem certos formatos de conteúdo: fãs de K-pop estão bem por dentro dos edits de fãs e fancams, enquanto a #beautytok ama os vídeos de "arrume-se comigo" (#grwm, ou #arrumesecomigo aqui no Brasil) e as histórias de #storytimes. Você também pode explorar templates no CapCut.
Aproveite o momento pra alinhar a mensagem do seu produto com os pontos de mais interesse em datas sazonais ou em períodos de grandes eventos. É tipo o que a C&A fez no Natal ano passado, ou a Olla e o Bradesco fizeram no Lollapalooza. Um exemplo mais extremo é o da rede de fast-food Wendy's fez na Nova Zelândia, que configurou regras automatizadas pra decidir quais anúncios veicular de acordo com o clima no dia.
Confira e embarque no que está em alta dando uma olhada no nosso Creative Center. Por lá, dá pra navegar pelas hashtags, sons e creators mais populares.