Encontrando novos alunos para a Estácio com uma estratégia de funil completo no TikTok
A Estácio já sabe de cor a cartilha de como criar campanhas de reconhecimento de marca e consideração no TikTok. A marca vinha, inclusive, tendo sucesso na nossa plataforma, com ROI comprovado num estudo de Media Mix Modelling que fez com nossa parceria de mensuração Uncover. Porém, a mesma análise mostrou que ainda havia espaço pra crescer no canal – ou seja, o TikTok podia gerar ainda mais retorno.
Com o ENEM chegando, a instituição de ensino viu a oportunidade de dar um gás no TikTok. E pra isso, queria fazer algo diferente: uma campanha que trouxesse mais conversões, ou seja, inscrições de novos alunos para os seus cursos de nível superior.
A universidade sabia que a estratégia teria que cobrir não só o topo e o meio do funil, mas sim ele por completo, com ações e conteúdo para cada etapa da jornada do aluno. Além disso, a marca precisaria dar um up na sua forma de mensurar os resultados pra conseguir entender o real impacto do TikTok nas conversões. Atribuição por último clique? Aqui não!
Para uma marca que quisesse promover e vender um único produto, fazer isso seria até simples. Mas e pra uma universidade que oferece algumas dezenas de cursos? Como criar uma campanha que dê certo?
Começando do começo, Estácio precisava antes de tudo ter uma grade de conteúdo pra cobrir o topo, o meio e o fim de funil de vendas. Ou seja, tinha que escalar bem – e rápido – a produção de criativos, um desafio e tanto. Mas o TikTok tem uma solução na manga: o TikTok Creative Exchange, o nosso TTCX.
No TTCX, marcas podem se conectar rapidamente com talentos criativos especializados em TikTok. E eles cuidam de tudo, viu? Do roteiro até a finalização dos vídeos, oferecendo suporte durante todo o projeto.
O TTCX foi a chave para reaproveitar muito dos vídeos que tinha produzido meses antes do ENEM, num projeto feito pela Estácio no nosso programa Creators Hub. Foram 4 episódios gravados por criadores de conteúdo nativos do TikTok, com muito conteúdo para ajudar os "Enenzeiros" a estudarem para a prova.
Os talentos que a marca encontrou no Creative Exchange a ajudaram a recortar e remixar esses vídeos, gerando uma série de novas peças. Eles também trouxeram toda uma gama de criativos completamente novos, resolvendo toda a questão de escabilidade para cobrir topo, meio e fundo de funil de vendas. No final, a Estácio tinha na manga uma mistura de conteúdos mais longos, aprofundados, e mais curtos, pensados pra cobrir diferentes etapas da jornada dos alunos.
Os conteúdos longos falavam sobre as carreiras e as aulas de diferentes cursos de nível superior da Estácio, pra começar a trabalhar o reconhecimento e a consideração. Pra um segundo momento de impacto, de retargeting, esses mesmos vídeos eram resumidos em poucos segundos de informações essenciais, com um call to action levando pra fazer a matrícula na universidade.
Esses conteúdos foram promovidos em diferentes formatos de anúncios. O TopView, que leva a marca para o topo do TikTok, entrou em ação em momentos estratégicos, tipo o lançamento da campanha no dia de divulgação da nota do ENEM. O Top Feed, que coloca o anunciante também em destaque na primeira posição de publicidade do feed, foi usado em janelas de inscrições. E In-Feed Ads, por fim, formaram o grosso dos anúncios mais focados em performance, para gerar mais conversões.
Para medir os resultados, Estácio apostou nos estudos, é claro. Mas no caso, foram 3 estudos de Brand Lift e 3 de Conversion Lift, realizados em sequência pra acompanhar toda a campanha e a evolução dos resultados conforme novas otimizações rolavam.
Esses tipos de análise mostram o impacto incremental do TikTok nas métricas de marca e nas conversões. Cada um a sua maneira, eles foram o segredo para a instituição de ensino não ficar presa aos resultados da atribuição por último clique na mensuração da campanha.A agência Artplan ficou responsável pelo planejamento da campanha, enquanto a Media.Monks cuidou da mídia.
Escalando a produção de criativo, fazendo bom uso das conexões de dados e apostando na incrementalidade pra ter uma visão mais clara dos resultados, a Estácio não só atingiu, como superou seus objetivos no TikTok.
Um estudo de Brand Lift, pra acompanhar as métricas de branding, já dava indícios do sucesso: a universidade registrou +3,6 pontos incrementais na lembrança de anúncio em outubro e +2,8pp em janeiro, além de lifts de +3pp em reconhecimento de marca em outubro e dezembro. Sinal de que os novos conteúdos realmente tinham ficado na memória da comunidade, hein?
Mas a cereja do bolo veio no Conversion Lift, que apontou um aumentou de 15,3% no número de usuários únicos levados ao site da Estácio durante o período da campanha. E o melhor: com um custo incremental de aquisição de usuários 50% menor do que a meta definida pela marca pra essa campanha. Vale destacar: esses resultados são incrementais, ou seja, não teriam rolado se não fosse pela campanha que rodou no TikTok.
Medir os resultados do jeito certo é tão importante quanto a estratégia pra sua campanha. Bora conhecer mais sobre as técnicas de mensuração oferecidas pelo TikTok pra ver o quanto a plataforma pode realmente alavancar os negócios da sua marca?