TikTok + Adjust
Nova meta-análise da Adjust comprova: o TikTok funciona e dá resultados para apps em toda a América Latina. Descubra como aproveitar todo o potencial da plataforma para promover o seu.

Vídeos curtos no TikTok estão se tornando sinônimo de resultados de negócio. Você ainda duvida? Pois tem uma série de estudos que comprovam isso, como esse aqui e esse aqui também. E quando a gente fala de apps, a coisa fica ainda mais séria: nossa plataforma não só traz bons números para anunciantes, como performa ainda melhor do que outros canais digitais de mídia paga.
Quem está dizendo não é nem a gente, mas sim uma nova meta-análise da Adjust feita em parceria com o TikTok. Já é o terceiro estudo de tipo com dados dessa parceira global de marketing, que atua como Mobile Measurement Partner (ou MMP) de marcas no mundo todo. Todas as análises reforçam o que a gente vem dizendo há tempos: o TikTok funciona e dá resultado para apps em toda a América Latina – e aplicativos dos mais diferentes setores, do financeiro e do e-commerce aos de entretenimento e delivery.
São resultados diretos, de métricas como menor custo por instalação, maior retenção e mais receita média por usuário. Mas a meta-análise também revela um impacto indireto enorme do TikTok. A taxa de instalações assistidas pela plataforma – os downloads de app que são influenciados por ela – é 71% maior do que a de outros canais de mídia paga. O percentual chega a 76% quando a gente fala só de aplicativos Android.
A nova meta-análise considera dados de janeiro a dezembro de 2024 de clientes da Adjust no Brasil e na América Latina. Dá uma olhada nos achados da vez – e aproveita pra, na sequência, entender como usar todo o potencial do TikTok para promover seu app.
O custo por instalação do TikTok (o famoso CPI) é 43% menor do que a média de outras mídias pagas. É um indicativo de que nossa plataforma é mais eficiente em alcançar pessoas que vão baixar o seu app.
Mas os usuários que vêm do TikTok não param no download – eles também usam os aplicativos, passando 31% mais tempo neles do que as pessoas que vêm de outros canais de mídia paga.
Usam e também gastam mais: a receita média gerada por usuário que vem do TikTok é 41% maior do que a de usuários vindos de outras plataformas de mídia paga. No Android, essa diferença é ainda mais alta e chega a 70%. É o melhor dos mundos.
Com Smart+, suas campanhas de conversão de apps vão além no ROI e também no "ROE" e no "ROC" – respectivamente, retornos sobre investimentos, esforços e criativos. Nossa solução de performance com tecnologia de IA foi projetada para maximizar esses retornos ao automatizar a gestão de campanhas em segmentação, lances e criatividade.
A solução pode ser usada em anúncios de conversões para apps e em apps, e traz resultados ainda mais sólidos do que campanhas configuradas na mão. A Nomad é prova: na campanha de abertura de contas da fintech, a Smart+ trouxe clientes a um custo por conversão 35% menor do que o da estratégia manual que a marca vinha rodando always on no TikTok.
O app de mercado Daki é outro exemplo: nossa solução de IA ajudou a baixar o custo por aquisição de clientes em 73% no comparativo com o mês anterior. De quebra, ainda trouxe usuários fiéis, com uma taxa de retenção 38% acima da média dos demais canais pagos e orgânicos da Daki.
É uma novidade mais recente, mas a Smart+ funciona também com catálogos de produtos.
Campanhas com Smart+ Catalog Ads têm, inclusive, um desempenho 78% melhor do que as campanhas manuais, que os anunciantes precisam configurar passo a passo – do inventário até o setup dos anúncios.(1) E para começar com eles, você só precisa de um catálogo (claro), além de conexões de dados, criativos e uma estratégia de mensuração para tirar a prova de que eles funcionam.
Na nossa Central de Ajuda, tem um passo a passo de como configurar seus anúncios de Smart+ com catálogo. Mas se sua dúvida for sobre os catálogos propriamente ditos, vale checar esse outro guia, na mesma central.
Aqui, tudo vai depender do seu objetivo na divulgação do seu app.Você quer aumentar as instalações? Ou talvez as conversões em um evento específico dentro do aplicativo, como criação de conta? Então, nossa recomendação é a estratégia de Cost Cap, ou Limite de custo. A dica aqui é conferir o seu CPA histórico e usar como base para definir um lance mais razoável no leilão de anúncios – sem alterar o valor em mais de 10%, principalmente na fase de aprendizagem.
Agora, se você quer alcançar clientes com potencial de gastar mais no seu app, a recomendação é usar a otimização por valor (VBO) e a estratégia de lances de Meta de ROAS (também conhecida como tROAS). Ela ajuda a equilibrar os custos e a gerar resultados de acordo com a sua meta de CPA e de ROAS. Essa estratégia só está disponível para campanhas de app com Smart+ – e para tirar o máximo dela, vale você ficar de olho na dica a seguir.
Para aproveitar bem as soluções listadas aqui em cima, você precisa de sinais. Ou melhor, de eventos, que são o combustível para uma campanha de performance. Eventos são ações que as pessoas tomam no seu app, como visualizar uma página de produto, adicionar algo no carrinho ou comprar. Você usa esses eventos captados pra criar novas campanhas de downloads, aquisição de clientes ou retargeting.
Só que ao contrário de campanhas com foco em conversão no site, não tem um Pixel para ajudar a mapear eventos num aplicativo. Mas tem solução, sim. Ou melhor, soluções. Nossos Mobile Measurement Partners, que fazem o meio de campo entre seu app e o TikTok, são uma delas. Mas para conexões de dados, a gente também recomenda o SDK de Eventos no App. Com ele, você consegue uma conexão própria e direta entre seu app e o TikTok pra capturar ações dos usuários e enviar direto para o Ads Manager.
Com essa comunicação direta, você elimina possíveis perdas de sinais, consegue identificar uma variedade maior de eventos e ainda tem acesso a recursos avançados. Na nossa Central de Ajuda tem mais informações e também um guia passo a passo pra começar a integrar o SDK no seu app.
Com conexões de dados sólidas e operando, a dica seguinte é definir os eventos certos pra você usar na otimização dos seus anúncios. Tem opção a rodo – você pode fazer com sua campanha alcance pessoas mais propensas a se inscrever em alguma base de emails (evento de Subscribe), começar um teste (StartTrial), pedir um empréstimo (LoanApply), entre outras tantas opções que o SDK de Eventos consegue identificar no seu app.
Mas a dica que a gente dá é optar pelo simples: em vez de criar conjuntos de anúncios para todos os eventos mapeados no seu aplicativo, foque em otimizar para registrar (Registration), comprar (Purchase) ou para bater sua meta de ROAS com Smart+, que a gente mostrou aqui em cima.
Por quê? Porque eles são os mais populares entre anunciantes hoje, e geram o maior montando de dados para o algoritmo do TikTok aprender. Operando com mais informações, nossa plataforma consegue otimizar a entrega de anúncios ainda mais para todo mundo – melhorando a taxa de conversão (CVR) e baixando o custo por ação (CPA) das campanhas.
Ah, e se você já tem toda uma estratégia de mapeamento de eventos configurada no seu app, calma lá: a gente não está falando pra você jogar tudo para o alto e começar do zero. Longe disso, na verdade. A recomendação é manter tudo como está, para você continuar com uma visão completa da jornada do seu usuário. Mas antes de configurar sua campanha, você pode "centralizar" vários dos seus eventos num só dentro do Events Manager.
Vamos pegar como exemplo os de meio de funil. Não é incomum um anunciante mapear os eventos de Login, Registration, Checkout e StartTrial num mesmo app. Mas na hora de configurar uma campanha, em vez de usar cada um deles pra criar um conjunto de anúncios separado, você pode mapear todos eles para um mesmo evento padrão – de Registration – e criar um conjunto só.
Tá na dúvida se isso funciona? Vale tirar a prova – e a opção de Teste A/B no Ads Manager pode ajudar.